petrologia

Páginas: 4 (772 palavras) Publicado: 4 de dezembro de 2014
Centro de Desenvolvimento Tecnológico
Engenharia de Petróleo
Petrologia Ígnea


Contagem e Plotagem dos Pontos

LÂMINA GR-11

Na descrição microscópica desta lâmina foram contabilizados183 pontos, destes pontos 58 correspondem a quartzo, 52 a plagioclásios, 51 a feldspatos alcalinos, e 22 outros minerais. Com isto a lâmina constitui-se: 31,69% de quartzo, 28,41% de plagioclásio,27,86% de feldspato alcalino, e 12,02% de outros minerais.
Próxima etapa foi fazer a plotagem da lâmina GR-11. A plotagem é feita sobre os três minerais essenciais, ou seja, Quartzo, Alcalinos ePlagioclásio (Q.A.P). Então, foram contados 161 pontos destes minerais essenciais, onde 36,02% correspondem a Quartzo, 32,69% a Feldspatos. Com base nos dados percentuais de Q.A.P e utilizando do diagramaQ.A.P, foi constatado que a lâmina GR-11 pertence ao grupo dos granitos.

FOTOS MICROSCÓPICAS (QUARTZO, ALCALINOS E PLAGIOCLÁSIO)

Na descrição macroscópica foi observada uma amostra denominadaGG-08, esta apresenta coloração alaranjada com baixo grau de alteração, textura fanerítica, apresentando granulação grande sendo de origem plutônica. A cor da amostra tem cor clara, sendo assim,félsifica e ácida. Minerais que compõe esta amostra: Quartzo, Feldspato e Mica. Tratando-se então de um granito.

FOTO MACROSCÓPICA DA GG-08 Granito

LÂMINA CPRM-01
Na descrição microscópica desta lâminafoi observada a presença dos minerais: plagioclásios, cliniopiroxênios, olivinas e magnetita. A estimativa visual do percentual de cada mineral foi: 50% de plagioclásios, 15% de olivina, 25% decliniopiroxênio e 10% de magnetita. Com base nesta análise foi possível visualizar tais texturas: hipidiomórficas, holocristalinas e ineqüigranular, onde os cristais são finos e a matriz feldspatica.FOTO MICROSCÓPICA CPRM-01

Na descrição macroscópica constatou-se que a amostra CPRM-01 trata-se de uma rocha ígnea vulcânica, onde seus grãos são pequenos e visíveis a olho nú. Sua cor é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Petrologia
  • petrologia
  • petrologia
  • Petrologia
  • Petrologia
  • petrologia
  • PETROLOGIA
  • Mineralogia e Petrologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!