petroleiro jao candido

Páginas: 2 (460 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014
O navio João Cândido, primeiro construído pelo Estaleiro Atlântico Sul (EAS), completa hoje um ano em operação. A entrega marca o ressurgimento da indústria naval pernambucana. Em sua primeiraviagem, o petroleiro saiu do Porto de Suape, a 50 quilômetros de Recife, e seguiu em direção à Bacia de Campos, onde foi carregado pela primeira vez com petróleo produzido pela plataforma 38, no campo deMarlim.

Com 274 metros de comprimento e capacidade para transportar mais de 1 milhão de barris – metade da produção diária nacional -, o João Cândido é o principal expoente da nova indústria navalbrasileira. Segundo a Transpetro, o petroleiro está operando normalmente desde sua entrega. Esta semana, o navio estava no Terminal Aquaviário de São Francisco do Sul (SC), onde descarrega petróleoextraído na Bacia de Campos (RJ).

Foto: Teresa Maia/DP/D.A.Press
Foto: Teresa Maia/DP/D.A.Press
Mas, a entrega do navio não foi apenas um dia de boas notícias. Logo após receber a encomenda, aTranspetro, subsidiária da Petrobras, anunciou que o Atlântico Sul seria multado em R$ 3,6 milhões pelo atraso em 20 meses na entrega do petroleiro. As más notícias não pararam por aí. Na ocasião, opresidente da Transpetro, Sergio Machado, afirmou que os contratos de compra e venda de 12 navios assinados junto ao EAS estavam suspensos.

O acordo foi sustado porque o estaleiro não estava conseguindocumprir o cronograma de entregas e estava inadimplente com o contrato porque estava sem parceiro tecnológico. Em março de 2012, a coreana Samsung anunciou a saída do negócio, onde detinha 6% departicipação e era parceira técnica.

Os problemas foram resolvidos aos poucos. Em junho do ano passado, o EAS anunciou o novo parceiro tecnológico: a japonesa IHI Marine. Em seguida, foi apresentado umnovo cronograma dos projetos. Por fim, no último dia 20 de maio, o EAS entregou o segundo navio encomendado pela Transpetro, o Zumbi dos Palmares.

Além dos dois navios, o EAS já entregou o loer...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Petroleiros
  • candido
  • Candido A.
  • Candido
  • CÂndido
  • Desastres de petroleiros
  • Navios Petroleiros
  • navio petroleiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!