PETROBRAS

Páginas: 13 (3239 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
Quem controla a Petrobrás?
Está no imaginário popular: "a Petrobrás é do povo brasileiro". Será que isto é uma verdade ou são outros os interesses que decidem os destinos da empresa? Qual seria então o lugar da Petrobrás na realidade brasileira, latino-americana e mundial? O que procuramos demonstrar neste artigo é que a PetróleoBrasileiro S/A - Petrobrás é hoje cada vez mais multinacional, funciona com os critérios de uma empresa privada e busca, acima de tudo, garantir o maior rendimento possível para seus acionistas, majoritariamente privados e, em parcela significativa, estrangeiros.

A criação da Petrobrás

A Petrobrás surgiu de uma das maiores mobilizações de massas da história do Brasil, a campanha "o petróleo énosso!". Diferente de outras grandes estatais petrolíferas, ela não foi criada a partir de uma luta pela nacionalização da produção de petróleo sob o controle das multinacionais do setor . Praticamente não se produzia petróleo no Brasil e as empresas multinacionais não apostavam em descobertas significativas de óleo no território brasileiro.

A lei nº 2004, de 1953, criou a Petrobrás, depropriedade e controle 100% brasileiros e majoritariamente da União. A ela foi concedido o monopólio da exploração, produção, transporte e refino de petróleo e derivados. A distribuição ficou de fora do monopólio. Sua criação foi parte de um cenário de lutas anti-imperialistas no Brasil e na América Latina.
Naquela época predominava na esquerda, hegemonizada pelo Partido Comunista Brasileiro, aideologia do desenvolvimentismo e da necessidade de aliança com a burguesia nacional para lutar contra o imperialismo e o latifúndio, como forma de superar o "feudalismo" e desenvolver o capitalismo nacional. Esta política desarmou a classe trabalhadora brasileira em sua luta anti-imperialista, ao depositar confiança em uma burguesia que posteriormente preparou o golpe militar de 1964 junto com oimperialismo e os latifundiários. A luta anti-imperialista dos trabalhadores brasileiros foi tão forte que em 1964 forçou o governo João Goulart a encampar todas as refinarias privadas, criadas antes do monopólio. Pouco depois, com o golpe militar, a medida foi revogada.
Assim, apesar de os trabalhadores nunca terem tido controle da empresa, ela surgiu como fruto de uma grande vitória da luta dasmassas. Desde seu surgimento até a década de 90, a Petrobrás foi vista como uma empresa nacional, estatal e estratégica, cuja função seria a garantia do abastecimento de petróleo e derivados para a economia brasileira. A empresa cresceu nos marcos do projeto de desenvolvimento definido desde os anos 50 no Brasil, baseado no tripé capital estatal, capital multinacional e capital privado nacional, esteúltimo como sócio menor. Foi um período de crescimento vertiginoso da economia brasileira, amparado fundamentalmente no investimento estatal e no ingresso de capital estrangeiro. As indústrias de base e a infra-estrutura, como siderurgia, petróleo, mineração, geração e distribuição de eletricidade, transportes e telecomunicações, ficaram por conta do estado e das estatais. As empresasmultinacionais instalaram-se nos ramos mais importantes e centrais da indústria, como as montadoras de automóveis, química, mecânica, metalurgia, entre outras. As empresas privadas nacionais, em geral, estavam em ramos subordinados na cadeia de mercadorias, como autopeças, por exemplo, e em indústrias de bens de consumo leve.

Esta penetração do capital estrangeiro foi parte do processo de recuperaçãoeconômica do capitalismo mundial após as duas guerras mundiais e a crise de 1929, agora sob a inconteste hegemonia dos EUA. Para permitir esse crescimento fez-se necessário o abastecimento garantido de recursos energéticos, em especial o petróleo. Embora tenha sido uma enorme conquista a garantia de que a exploração, produção, transporte e refino do petróleo se desse sob uma empresa estatal e não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Petrobrás
  • Petrobras
  • petrobras
  • petrobras
  • petrobras
  • Petrobras
  • Petrobras
  • PETROBRAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!