DETRAN VIT

Páginas: 5 (1085 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014










































































SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
APÊNDICES 9
APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 10
ANEXOS 11
ANEXO A – Título do anexo 12
INTRODUÇÃO

Esta etapa deve conterparágrafos que falem sobre a importância do tema escolhido, sua relevância e aplicabilidade.



2 DESENVOLVIMENTO
Desde os idos mais remotos da humanidade, quando Deus criou o Jardim do Éden e nele pôs o homem e sua mulher, os animais e as plantas, para que aqueles cuidassem destes, crescessem e se multiplicassem, Deus instituiu muito mais que o simples cuidar por cuidar. Com a ordem de que o homemfosse o responsável pela terra, pelos animais e pelo bem-estar de todos, Ele cria os conceitos iniciais que iriam, milênios depois, dá o pontapé para a implantação do profissional de segurança no trabalho.
Com isso durante o primeiro semestre do curso superior de tecnologia em segurança no trabalho este tema será amplamente discutido.
No case em questão temos a história de um indivíduo que foicontratado por uma empresa de eletrificação no cargo de alinhador e que sofreu acidente quando exercia a função de detonador. Para o cargo em que sofreu acidente o mesmo não teve treinamento prévio e muito menos capacitação por parte dos contratantes.
Passemos à analise do caso com base no estudado durante o primeiro semestre do curso.
2.1 INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA EM SEGURANÇA NO TRABALHO
2.1.1Ações e Medidas de Segurança no Trabalho
Na matéria de introdução à tecnologia em segurança do trabalho foram abordados temas que vão desde a qualidade de vida dos partícipes do ambiente organizacional até às normas regulamentadoras das diversas profissões e ofícios.
No caso em questão nota-se que muitas das normas orientadoras não foram seguidas o que ocasionou um grave acidente de trabalho.Se ao ser desviado da função a qual fora contratado ele tivesse tido um treinamento prévio sua incapacidade total e permanente teria sido evitada e as sanções onerosas para as empresas seriam zero.
Para se evitar a explosão antes do tempo programado seu encarregado teria que tê-lo treinado, orientado, munido-o dos EPIs básicos para o trabalho ou esperado que o funcionário faltoso, porémexperiente, retornasse para proceder à detonação.
2.1.2 Normas Regulamentadoras do MTE
De acordo com as normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego, para que se proceda à execução de um serviço que use produtos químicos de alta periculosidade, é imprescindível a presença de representante da empresa fornecedora do produto e que o mesmo seja habilitado para dar treinamento ao funcionárioque será o usuário.
Para que a obra fosse executada deveria ter se seguido a NR4, NR5, NR6 dentre outras e teria, obrigatoriamente, que ter um técnico em segurança do trabalho presente.

2.2 DISCIPLINA DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS
2.2.1 Da Responsabilidade do Encarregado

Sua responsabilidade é criminal, pois, como encarregado ele sabia que seu subordinado não estava apto para desenvolver aquelafunção e ficou sabendo que o produto que seria usado naquele dia era diferente do usual e que seu poder explosivo era substancialmente maior que o outro. Mesmo assim ele ordena que o funcionário proceda à execução, assume assim, a culpa pelo ocorrido. Caso seja condenado pode ser obrigado a cumprir pena privativa de direitos ou mesmo da liberdade.

2.2.2 Da Comunicação ao Empregado

No quetange à comunicação entre os superiores e o funcionário executante da obra é visível que esta não houve ou foi muito falha. Primeiro porque no estudo do caso a única coisa que fica claro é que o encarregado pergunta como seria feito o trabalho e é informado que seria com clorato e não com dinamite. Segundo porque este não informa ao funcionário que faria o serviço como este devia ser feito e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • detran
  • detran
  • detran
  • detran
  • DEtran
  • detran
  • Detran
  • detran

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!