PETRLEO

Páginas: 3 (579 palavras) Publicado: 20 de fevereiro de 2014
etróleo
Imprimir
E-mail
Os derivados de petróleo constituem parcela importante da geração de energia, em especial no setor de transportes. O refino de petróleo produz uma séria de insumos paraa indústria química e petroquímica e diversos combustíveis líquidos: diesel, GLP, gasolina, querosene, óleo combustível e nafta.
No caso brasileiro, há importante participação do álcool (etanol), umcombustível renovável obtido a partir da cana-de-açúcar como substituto da gasolina. Há esforços governamentais para promover a substituição de diesel por biodiesel, mas o custo dos óleos vegetais(que constituem 60% do custo de produção do biodiesel) é uma importante barreira à consecução desse objetivo.
Internacionalmente, a dependência por combustíveis derivados de petróleo é ainda maior, eexiste uma tendência, com os recentes aumentos do barril de petróleo, a se viabilizarem alternativas que podem ser também de origem fóssil, tendo em vista as extensas reservas mundiais de carvão e gásnatural. Outras alternativas são a energia nuclear e os combustíveis renováveis - que, para serem efetivamente sustentáveis, devem utilizar práticas ambientalmente corretas em todo o ciclo produtivo,evitando impactos negativos sobre a biodiversidade e problemas sociais advindos da concentração de terras e de renda.
Segundo o PNE 2030, em 2004 o setor de transportes era responsável por 61% dademanda nacional de combustíveis líquidos, e por 78% do consumo de diesel. O setor agropecuário responde por 14% da demanda de diesel. Somados, os dois setores consomem 92% da oferta nacional de diesel.O óleo combustível é utilizado principalmente pelo setor industrial, em caldeiras - mas há alguma tendência à sua substituição, seja por gás natural ou por recursos renováveis como o bagaço, resíduoda agroindústria sucroalcooleira.
Entre as décadas de 1940 e 1970, a participação de lenha na matriz energética brasileira era considerável, mas se reduziu gradativamente com a expansão do uso do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!