peticao trabalhista

Páginas: 5 (1058 palavras) Publicado: 9 de maio de 2014
A aposentadoria por idade "mista"
Como se pode depreender da comparação entre as aposentadorias por idade rural e urbana, havia uma enorme lacuna para o segurado especial que atingia a idade legal – sessenta anos, se homem, e cinqüenta e cinco, se mulher – mas não conseguia comprovar atividade rural em todo o período exigido equivalente à carência por possuir vínculos urbanos nesse interstício,cujo tempo de contribuição também não era suficiente para atingir a carência, bem como para o segurado urbano que atingia a idade legal – sessenta e cinco anos, se homem, e sessenta, se mulher – porém não atingia a carência exigida e tinha que ver-se obrigado a trabalhar até atingi-la, já que o trabalho na agricultura anterior aos vínculos urbanos não era considerado.
Com o advento da Lei nº11.718 /2008, foi inserido o § 3º no artigo 48 da Lei nº 8.213 /91, valendo, para melhor compreensão, transcrever o caput e os parágrafos no mencionado dispositivo:
Art. 48. A aposentadoria por idade será devida ao segurado que, cumprida a carência exigida nesta Lei, completar 65 (sessenta e cinco) anos de idade, se homem, e 60 (sessenta), se mulher.(Redação dada pela Lei nº 9.032, de 1995)
§ 1º Oslimites fixados no caput são reduzidos para sessenta e cinqüenta e cinco anos no caso de trabalhadores rurais, respectivamente homens e mulheres, referidos na alínea a do inciso I, na alínea g do inciso V e nos incisos VI e VII do art. 11.(Redação dada pela Lei nº 9.876, de 1999)
§ 2º Para os efeitos do disposto no § 1º deste artigo, o trabalhador rural deve comprovar o efetivo exercício deatividade rural, ainda que de forma descontínua, no período imediatamente anterior ao requerimento do benefício, por tempo igual ao número de meses de contribuição correspondente à carência do benefício pretendido, computado o período a que se referem os incisos III a VIII do § 9º do art. 11 desta Lei. (Redação dada pela Lei nº 11,718, de 2008)
§ 3º Os trabalhadores rurais de que trata o § 1º desteartigo que não atendam ao disposto no § 2º deste artigo, mas que satisfaçam essa condição, se forem considerados períodos de contribuição sob outras categorias do segurado, farão jus ao benefício ao completarem 65 (sessenta e cinco) anos de idade, se homem, e 60 (sessenta) anos, se mulher. (Incluído pela Lei nº 11,718, de 2008)
§ 4º Para efeito do § 3º deste artigo, o cálculo da renda mensal dobenefício será apurado de acordo com o disposto no inciso II do caput do art. 29 desta Lei, considerando-se como salário-de-contribuição mensal do período como segurado especial o limite mínimo de salário-de-contribuição da Previdência Social.(Incluído pela Lei nº 11,718, de 2008) (grifos nossos)
Com a inovação legislativa, a lei permitiu que o trabalhador rural que satisfizesse tal condição,quer dizer, de segurado especial, mas que não comprovasse o efetivo exercício de atividade rural, ainda que de forma descontínua, no período imediatamente anterior ao requerimento do benefício, por tempo igual ao número de meses de contribuição correspondente à carência da aposentadoria, passe a ter direito a sua aposentação, porém só aos 65 (sessenta e cinco) anos de idade, se homem, e 60 (sessenta)anos, se mulher, mas desde que, somados os períodos de contribuição sob outras categorias, consiga alcançar a carência exigida.
A dicção do mencionado dispositivo dá a entender que apenas o segurado especial que estava exercendo atividade rural imediatamente anterior ao requerimento do benefício é que poderia ser agraciado com essa benesse legal.
Assim, doutrinariamente havia quem defendesseque esse benefício fosse próprio, único e exclusivo do segurado que, à época do requerimento, exercesse a atividade rural, defendendo que aposentadoria rural é um programa social especialmente voltado a incentivar a manutenção da população residente no campo, evitando movimento migratório desordenado e inchaço dos centros urbanos.
Esse entendimento é contrário aos Princípios Constitucionais da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PETIÇÃO TRABALHISTA
  • petição trabalhista
  • petição trabalhista
  • Petição trabalhista
  • Petição trabalhista
  • Petição trabalhista
  • Petição Trabalhista
  • Petição trabalhista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!