Peter burke e a história nova

Páginas: 16 (3764 palavras) Publicado: 9 de julho de 2012
Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari - Fafiman
FERREIRA, Renato César¹

Como a tríade da historiografia brasileira pensou a problemática histórica nacional?

Artigo apresentado a Fundação Faculdade de Filosofia, Ciencias e Letras de Mandaguari – FAFIMAN, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Historiografia Brasileira. Professor Ms. JoséAugusto Alves Netto.

___________________________________________________________________________
¹Formado em História na Fundação Faculdade Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari - FAFIMAN. Pós graduando em Metodologia do Ensino Superior – Unopar; Pós Graduando em História do Brasil - Fafiman

1. Introdução

O presente artigo tem como objetivo discutir eressaltar a importância de três obras de um grupo de historiadores conhecidos como “redescobridores do Brasil”: Caio Prado Junior, Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Hollanda.
Esses três intelectuais buscaram mostrar outra versão de um Brasil, que até então era desconhecida e buscava uma identidade própria. Inovadores e até mesmo arrojados para a época, relataram a história daqueles que construíram aidentidade do Brasil, mostrando que a elite dominante não fora a única dar forma a nossa cultura. Demonstraram que existia muito mais daquilo que os historiadores da época deixaram passar.
Aqui iremos abordar as obras: Casa Grande & Senzala, Raízes do Brasil e Formação do Brasil Contemporâneo – tais obras irão a fundo às relações coloniais e de exploração do Brasil. Além dasquestões socioculturais que estarão presentes nessas obras.
Como a Historiografia pode ser considerada um registro escrito da história, ou seja, é a arte de escrever e registrar os eventos do passado. O termo historiografia também é utilizado para definir os estudos críticos feitos sobre aquilo que foi escrito sobre a História. Devemos, pois, procurar conhecer mais sobre a historiografia brasileira, eesses escritores já descritos que buscaram retratar a historiografia brasileira cada um com seu ponto de vista e sua forma de análise crítica da época, e que até hoje enriquece nossa base e nosso estudo sobre o fato.

2. “Historiografia Brasileira” e o pensamento dos autores de Gilberto Freyre, Caio Prado Jr e Sérgio Buarque de Hollanda, sobre a problemática histórica nacional.

2.1 GilbertoFreyre e sua obra “Casa Grande & Senzala” os explicadores do Brasil.
O livro “Casa Grande & Senzala”, mesmo após décadas de seu lançamento ainda nos é contemporâneo, está no rol das mais importantes obras da literatura brasileira do século XX, onde busca retratar de forma mais “real” a cultura brasileira. Freyre em sua obra aborda a formação e o desenvolvimento econômico-social doNordeste durante o período colonial.
A obra quando fora lançada, encontrou muita resistência por parte de conservadores e da Igreja Católica. Pois a forma de abordagem se voltava em defesa da miscigenação, ressaltando a cultura negra e vida sexual na colônia. Nessa obra é muito bem retratada a formação da família brasileira, faz uma análise com detalhes da formação da sociedade brasileira. Freyredescreve a formação brasileira, valorizando a contribuição cultural dos índios, africanos e europeus, povos que contribuíram na construção cultural do Brasil.
Gilberto Freire com o livro "Casa Grande & Senzala" descreve a Casa-grande, onde se formava uma hierarquia colonial, entre o senhor do engenho e os escravos. Gilberto Freire explica a história da formação do Brasil através da cultura, e nãoatravés da miscigenação racial. Para Freire, o híbrido é fraco pela má alimentação, não pela miscigenação, pois, de acordo com seu pensamento, os negros eram os mais fortes. Gilberto Freire, defende a colonização, achando que a colonização é o estabelecimento de um sistema de produção de riqueza na selvageria. A partir de uma sociedade agrária e mão-de-obra escrava. Para o autor a família...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha A Nova História de Peter Burke
  • A nova história, seu passado e seu futuro
  • Resenha Peter Burke: Gilberto Freyre e a Nova História
  • Variedades de história cultural, peter burke
  • Fichamento do livro o que é história cultural? de peter burke
  • Uma história social da mídia
  • História social das mídias
  • Peter burke

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!