pesquisas

1279 palavras 6 páginas
AGES
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
LICENCIATURA EM ENEGENHARIA CIVIL

NILSON ARIANI CERQUEIRA MARTINS

COLAPSO COMO AS SOCIEDADES ESCOLHEM O FRACASSO OU O SUCESSO

Fichamento apresentado no curso de Engenharia Civil da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Desenho técnico, no 1º Período, sob a orientação do Professor Elso Moisinho.

Paripiranga - Ba
Abril de 2014
Diamond, Jared. Colapso como acolhem o fracasso ou o sucesso, Rio de Janeiro-São Paulo, Editora Recorde 5º.Ed, 2007.

RESUMO:

O geógrafo Jared Diamond é uma rara combinação de cientista e bom contador de histórias. Graças a essas duas virtudes, é capaz de transformar assuntos sérios e complicados, porém relevantes, em textos atraentes, de fácil compreensão mesmo para leitores não familiarizados com o tema. Nesta obra, o autor tece uma tese global abrangente por meio de uma série de fascinantes narrativas histórico-culturais. Abordando desde a cultura da Polinésia pré-histórica na ilha de Páscoa às outrora florescentes civilizações nativas americanas dos anasazis e maias, o autor analisa as causas da decadência da colônia viking medieval na Groelândia e chega ao mundo moderno. Com isso, traça um panorama catastrófico e mostra o que acontece quando desperdiçamos nossos recursos, ignoramos os sinais de nosso meio ambiente, quando nos reproduzimos rápido demais ou cortamos árvores em excesso.

As últimas pessoas vivas: ilhas de Pitcairn e Henderson

Há muitos séculos, imigrantes chegaram a uma terra fértil, abençoada com recursos naturais aparentemente inesgotáveis. (p.127)

Mangareva, Pitcairn e Henderson são as únicas ilhas habitáveis na área conhecida como sudeste da Polinésia, que também inclui alguns atóis baixos que dão abrigo a populações temporárias ou visitantes, mas não têm nenhuma população permanente. (p.128)

As colônias afiliadas de Mangareva, Pitcairn e Henderson, tinham as

Relacionados