Pesquisa - O positivismo no Brasil

Páginas: 17 (4169 palavras) Publicado: 14 de janeiro de 2014



Trabalho DE Pesquisa
“O POsitivismo no brasil”














Junho 2004
Trabalho de Pesquisa
“o positivismo no brasil”
Auguste Comte
Auguste Comte nasceu em Montpellier, França, em 19 de janeiro de 1798, filho de um fiscal de impostos. Suas relações com a família foram sempre confusas , sempre acusava os seus familiares pela sua situação financeira, até que tãocomplexos laços familiares foram afinal rompidos, mas lhe deixaram marcas profundas. Com a idade de dezesseis anos, em 1814, ingressou na Escola Politécnica de Paris, fundada em 1794, como fruto da Revolução Francesa e do desenvolvimento da ciência e da técnica vinda da Revolução Industrial. Embora permanecesse por apenas dois anos nessa escola, Comte ali recebeu a influência do trabalho intelectual decientistas como o físico Sadi Carnot, (1796-1832), o astrônomo Pierre Simon de Laplace (1749-1827) e o matemático Lagrange (1736 -1813); que com sua mecânica analítica o inspirou a abordar os princípios das ciências segundo uma perspectiva histórica.
Por volta de 1816 , ele deixa a escola Politecnica por acusa-la de sofrer influencias jacobinas, mesmo assim continuo em Paris , e sofreuinfluências dos chamados “ideólogos”: Destutt de Tracy (1754 – 1836), Cabanis (1757 - 1808) e Volney (1757 - 1820). Leu também os teóricos da economia política, como Adam Smith (1723 - 1790) e Jean-Baptiste Say (1767 - 1832), filósofos e historiadores como David Hume (1711 - 177 6) e W William Robertson (1721 - 1793). O fator mais decisivo para sua formação foi, porém, o estudo do Esboço o de um QuadroHistórico dos Progressos do Espírito Humano, de Condorcet (1743 - 1794), ao qual se referiria, mais tarde, como "meu imediato predecessor". A obra de Condorcet traça um quadro do desenvolvimento da humanidade, no qual os descobrimentos e invenções da ciência e da tecnologia desempenham papel preponderante, fazendo o homem caminhar para uma era em que a organização social e a política, seriam produtosdas luzes da razão: Essa idéia tornar-se-ia um dos pontos fundamentais da filosofia de Comte.Um ano depois de sair da Escola Politécnica, em 1817, Auguste tornou-se secretário de Saint-Simon (1760 - 1825), do qual receberia profunda influência,essa íntima ligação intelectual foi extremamente proveitosa, pois acelerou seu processo de desenvolvimento; contudo, terminou de maneira explosiva, comoacontecia com quase todas as suas relações pessoais. O rompimento ocorreu quando o discípulo começou. a sentir-se independente do mestre, discordando de suas idéias sobre as relações entre a ciência e a reorganização da sociedade. Comte não aceitava o fato de Saint-Simon, nesse período, deixar de lado seus planos de reforma teórica do conhecimento e dedicar-se a tarefas práticas no sentido de formaruma nova elite industrial e científica, que teria como alvo a reforma da ordem social. O conflito culminou com a publicação do Plano de Trabalhos Científicos Necessários à Reorganização da Sociedade, escrito por Comte e do qual Saint-Simon discordou.
No mesmo ano dessa separação, Comte se casa com Caroline; dois anos depois, exatamente no dia 2 de abril de 1826, iniciou em sua própria casa umcurso, do qual resultou uma de suas principais obras, o Curso de Filosofia Positiva, em seis volumes, publicados a partir de 1830. Alguns dos maiores nomes da época freqüentavam suas aulas, como o fisiólogo HenriMarie de B Blainville e o psicólogo Jean-Étienne Esquirol .O curso, no entanto, foi interrompido logo na terceira aula, devido à crise mental sofrida por Comte, à qual se seguiu profundadepressão melancólica. Depois disso, ele se tornou repetidor de análise matemática e de mecânica, não tendo conseguido elevar-se a funções superiores, apesar de várias tentativas em concursos para obtenção de cátedra. Em 1838, as relações com a esposa pioraram sensivelmente até a completa separação em 1842. Em 1844 ele publicou o Discurso sobre o Espírito Positivo , neste momento, afirmava ter...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resumo de positivismo e positivismo no brasil
  • positivismo no brasil
  • Positivismo no brasil
  • Positivismo no brasil
  • positivismo no brasil
  • Positivismo no brasil
  • Positivismo no brasil
  • Positivismo no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!