ROTEIRO SIMPLIFICADO DE AUDITORIA PARA MICRO EMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE OPTANTES PELO SIMPLES NACIONAL

4731 palavras 19 páginas
INTRODUÇÃO

Existem inúmeras dúvidas relacionadas às dificuldades em nosso país relacionadas aos pequenos e médios empresários. Não é segredo que nosso país sofre imensa carga tributária, dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), mostra que a arrecadação de tributos no país correspondeu no período de 2010, a 34,5% do Produto Interno Bruto (PIB), percentual de crescimento mais elevado do que os míseros 4% da própria economia. Reformulação tributária é necessária para destinação organizada dos recursos, para o subdesenvolvimento do país, exige realmente a carga tributária, porém de maneira organizada onde exista tributação eficiente sobre grandes fortunas, isenções para os pequenos empresários e não para agricultores de grandes propriedades rurais.
A ajuda condicional das agências de apoio ao empreendedor e pequeno empresário é uma abertura de portas comerciais para garantir o bom pagamento das obrigações.
Os treinamentos levam a impressão da busca por melhores resultados, porém o acompanhamento é limitado. O pequeno empresário não possui um conjunto com experiência comercial, conhecimento básico contábil, percepção de mercado em geral, é somente um bom vendedor com intuito de aumentar os negócios visando se inscrever no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ, não sabendo das dificuldades que encontrará.
A tributação é apenas uma das muitas dificuldades encontradas pelas pequenas empresas. O conhecimento do pequeno empresário ou a falta deste é um dos grandes causadores por empresas não conseguirem completar sequer um ano de existência.
O objetivo deste trabalho é de identificar as principais dificuldades encontradas pelas pequenas empresas e propor um sistema de fácil controle ao pequeno empresário. 1. Capítulo I – Controle Interno

1.1 Conceituação e antecedentes históricos

A utilização dos controles internos nas empresas teve início com a necessidade de maior controle das operações realizadas, pois com a

Relacionados