PESQUISA SOBRE COMPORTAMENTO DE PEDESTES E CICLISTAS EM TRECHO DE VIA NA CIDADE DE MARINGÁ

4840 palavras 20 páginas
Paper final

PESQUISA SOBRE COMPORTAMENTO DE PEDESTES E CICLISTAS EM
TRECHO DE VIA NA CIDADE DE MARINGÁ

T. B. Neri, A. N. P. Barbosa, D. M. De Genaro Chiroli, T. M. Teixeira, F. A. Simões

RESUMO
A integração do pedestre e do ciclista como elemento de destaque no planejamento urbano de transportes tem ganhado expressividade nos últimos anos. A pouca estrutura para o ciclismo e para o pedestrianismo, podem influenciar significativamente no comportamento dos mesmos em seus deslocamentos urbanos. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é identificar padrões de comportamento de pedestres e ciclistas, nos aspectos de uso da calçada e da ciclovia, em trecho da Avenida Mandacaru, na cidade de Maringá/PR, Brasil.
Para estruturar a metodologia foi realizada pesquisa de campo com aplicação de um formulário para avaliar a conduta dos usuários perante o ambiente urbano. Os resultados apontaram que na ciclovia a sinalização é precária, com um número significativo de pedestres em locomoção ou prática esportiva, ainda que, no trecho analisado, os ciclistas tiveram melhor conduta.
1 INTRODUÇÃO
Os espaços urbanos são essencialmente complexos, possuem papel fundamental no desenvolvimento da vida urbana, em suas esferas social, econômica, cultural e privada.
Resultam e determinam vários processos da vida citadina em que o homem transforma o ambiente, que é por ele transformado (Magalhães, 2004). Nestes ambientes, insere-se a difícil realidade de pedestres e ciclistas que por várias décadas não foram contemplados nos planejamentos de transporte de muitas cidades, que por sua vez, buscavam cada vez mais soluções para o crescente número de veículos. Isto ocasionou uma queda na qualidade de vida urbana, além de aumentos significativos nos problemas de tráfego e nos conflitos entre os usuários de transporte, causando grande número de acidentes.
A pouca estrutura para o ciclismo e para o pedestrianismo, podem influenciar no comportamento dos mesmos em seus

Relacionados