pesquisa durkheim

Páginas: 5 (1120 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
 TRABALHO DE
Formação Sócio- Cultural e Ética I

CURSO:ADM 1*SEMESTRE
PROFESSOR :ESMAIR
ALUNO:FERNANDO HENRIQUE SANT ANA










1-DE A BIOGRAFIA DE EMILIE DURKHEIM !
Emile Durkheim (1858-1917)foi sociólogo francês. É considerado pai da sociologia moderna . É criador da teoria coesão social.Junto com Karl Marx e Max Weber,foram um dos pilares dos estudossociológicos .

Émile Durkheim (1858-1915) nasceu na região de Lorraine,na França,no dia 15 de Abril de 1858.Descendente de família judia,estudou filosofia na Escola Normal Superior de Paris.O fato de Durkheim não ter influenciado o teor de seus estudos e suas preocupações religiosas,preferindo analisa-las desde o ponto de vista social.Estudou as teorias de August Comte e Herbert Spencer,o que fezcom que conferisse uma matriz cientifica as suas teorias.

Durkheim escreveu obras que foram definitivas nos rumos dos estudos sociológicos.No livro ‘Da divisão do trabalho social’’(1893),ele estabeleceu as bases da sociedade comparando a um organismo vivo,onde cada parte funcionava como um órgão biológico que agiria de forma dependente.Assim,numa sociedade “doente”,que ele denominava deanomia,a cura para o melhor funcionamento social seria a solidariedade orgânica .
Emile Durkheim morreu no dia 15 de novembro de 1917.Encotra-se enterrado no cemitério de Montparnasse,em Paris .

2-COMENTE FATO SOCIAL ,E COMENTE SUAS 3 CARACTERISTICAS .
Fato social é  toda ‘coisa’ de exercer algum tipo de coerção sobre o individuo, sendo esta “coisa” independente e exterior ao individuo eestabelecida em toda sociedade;

Características  do fato social
Coercitividade- característica relacionada com o poder,ou força ,com qual os padrões culturais de uma sociedade se impõem aos indivíduos que a integram ,obrigando esses indivíduos a cumpri-los.
Exterioridade-relaciona-se ao fato de esses padrões culturais serem exteriores ao individuo e independentes de sua consciência .
Generalidade-osfatos sociais são coletivos ,ou seja ,eles não existem para um único individuo,mas para todo um grupo ,ou sociedade.

3- o que é consciencia coletiva?
A consciência coletiva, segundo Emile Durkheim  (sociólogo francês , 1858-1917), é a força coletiva exercida sobre um indivíduo, que faz com que este aja e viva de acordo com as normas da sociedade na qual está inserido.
Assim como na vidamental, a consciência coletiva é feita de representações que transcendem a esfera individual, por sua superioridade e atua com força sobre as consciências individuais. A consciência coletiva é  fruto de pequenas contribuições individuais, que juntas, formam o todo, não sendo fruto de teorias metafísicas, mas de fatos sociais reais.
Segundo Durkheim, existem duas consciências distintas em cadaindivíduo: uma é aquela que se confunde com o todo da sociedade e ajuda a formá-la, a outra é a que cada pessoa tem de particular e que a faz um indivíduo diferente dos demais, apesar de fazer parte do todo. Nessa concepção, fica claro que em uma sociedade o todo não é apenas o resultado da soma de cada uma de suas partes, mas algo distinto delas.
4-Diferencie solidariedade mecânica a de orgânica .Solidariedade mecânica –A solidariedade mecânica considera mais importante a consciência coletiva superior a consciência individual,suprimindo –por assim dizer – a personalidade do indivíduo .Ou seja, indivíduo é uma coisa da sociedade e a consciência individual é uma simples dependência do tipo coletivo e todos os indivíduos são parecidos.
Necessidade de conjunto de crenças e sentimentos comuns atodos os membros mais ou menos organizado.
Sociedade Orgânica-Sociedade que possui divisão de trabalho ,mais desenvolvida se comparada a solidariedade mecânica ;indivíduos diferentes ,possibilidade de cada um possuir sua própria personalidade e esfera de ação,com a consciência coletiva espaço para consciência individual.A coesão resultante dessa solidariedade é mais forte .É dependente da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PESQUISA DE SOCIOLOGIA
  • PESQUISA DE SOCIOLOGIA
  • Pesquisa sobre Émile Durkheim
  • Émile durkheim (pesquisa bibliográfica)
  • Durkheim: importância para sociologia, desenvolvimento e caracterização de seu método de pesquisa
  • Sociologia da Educação Pesquisa sobre Durkheim, Max e Weber Sociologia da Educação Pesquisa sobre Durkheim,...
  • durkheim
  • Durkheim

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!