contabilidade financeira

Páginas: 5 (1102 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014

CUSTEIO ALVO EM SERVIÇOS HOSPITALARES

UM ESTUDO SOB O ENFOQUE DA GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS
Custeio Alvo ou como também é conhecido, em inglês, Target Costing. Esta teoria surgiu nos anos 1960, no Japão, e é recomendável em ambientes nos quais o preço é fortemente influenciado pela competição. A literatura existente sobre o assunto enfoca, predominantemente, a sua utilização emindústrias automobilísticas, eletrônicas e de construção de máquinas de precisão. Recentemente, verificou-se através de pesquisas empíricas, que o Custeio Alvo também é viável no setor de prestação de serviços educacionais e hospitalares.
No texto o estudo de é a cesariana, procedimento cirúrgico para nascimento de bebês.
O texto expõe as seguintes abordagens:
“Custeio alvoé um método abrangente de gerenciamento de custos, e pode ser utilizado com sucesso pelo segmento hospitalar, e pode representar uma poderosa ferramenta gerencial” (Sakurai).
“Custeio Alvo é um processo de gerenciamento de custos por meio do qual se busca o alcance do custo alvo”; visa, fundamentalmente, o alcance do lucro. Sendo o lucro a variável dependente dasreceitas e dos custos e considerando-se que o Custeio Alvo é fortemente recomendável em situações onde exista pouca ou nenhuma possibilidade de gestão dos preços (receitas), resta, como opção, concentrar esforços na gestão dos custos. (Camacho).


Um definição ampla:

Custo alvo é o montante de custos que deve ser eliminado, ou aumentado, para que o custo estimado de um produto, ouserviço, se ajuste ao permitido, tendo em vista o custo de uso e de propriedade para o consumidor, o preço alvo e as margens objetivadas para cada elo da cadeia.


O processo de Custeio Alvo

Segundo Hansen, o planejamento de um novo produto e a definição do seu custo alvo é um processo composto de sete fases: Pesquisa de Mercado, Definição do Produto / Nicho de consumidores,Análise da competitividade do mercado, Captação dos desejos dos consumidores, Preço de mercado, Lucro desejado e Custo alvo. Cada uma destas fases é explicada a seguir:

-Pesquisa de mercado. Fornece informações sobre necessidades e anseios dos consumidores,
define o mercado e o nicho de produtos que a empresa pretende explorar.

-Análise da competitividade do mercado. Fornece informações arespeito dos produtos concorrentes, como os consumidores avaliam esses produtos e como os concorrentes reagirão ao lançamento de novos produtos.

-Definição do produto e do nicho de consumidores. Baseado na pesquisa de mercado e conhecendo a competitividade do setor, determina-se qual produto será produzido e para qual nicho de consumidores será direcionado.

-Captação dos desejos e necessidadedos consumidores. Pressupõe colher informações dos consumidores que orientem o desenvolvimento de novos produtos.

-Definição das características do produto. Uma vez conhecidas as necessidades dos consumidores, são definidas as características do produto bem como o seu nível de desempenho para atender essas necessidades.

-Preço de mercado. Representa o preço que os consumidores estariamdispostos a pagar.

-Margem desejada. É o retorno econômico esperado do produto. Pode ser a Margem de Contribuição, Margem Bruta ou Margem Operacional, dependendo do método de custeio utilizado, e pode ser expressa tanto em valores absolutos como em percentual sobre as vendas.

-Custo máximo admissível. É a diferença entre o preço de mercado e a margem desejada. Deveser comparado com o custo estimadoe a diferença entre ambos, que é o custo alvo, representa o valor que deverá ser ajustado antes que o produto entre no processo de produção.

O PROCESSO DE CUSTEIO ALVO NA EMPRESA PESQUISADA

O estudo nessa pesquisa não é exclusivo para os hospitais privados, nos públicos os problemas são tão ou graves. Os recursos são tão limitados e na maioria das vezes são insuficientes. Até mesmo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • contabilidade financeira
  • CONTABILIDADE FINANCEIRA
  • contabilidade financeira
  • Contabilidade financeira
  • CONTABILIDADE FINANCEIRA
  • cONTABILIDADE FINANCEIRA
  • CONTABILIDADE FINANCEIRA
  • Contabilidade Financeira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!