Pesquisa de mercado

Páginas: 5 (1047 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014

FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS



CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING








ESCALA DE ATITUDE OU DE COMPORTAMENTO








SÃO PAULO
03/2014


Escala de Atitude ou de Comportamento
O conhecimento das atitudes de pessoas fornece bases para tomada de decisões organizacionais tanto em relação à clientes, quanto à funcionários. As inúmeras limitações de atitudes àcomportamentos, sua compreensão pode indicar aspectos de grande valor para as empresas. As empresas demonstram interesse em conhecer as atitudes de consumidores e funcionários pois ela é um fator determinante do comportamento das pessoas.
Com o aprendizado e experiência, as pessoas desenvolvem atitudes que influenciam suas escolhas de produtos e marcas. A variedade e a complexidade do comportamentohumano, motivado por várias causas, muitas das quais difíceis de identificar, fazem com que o estudo de consumidores seja um grande desafio. As atitudes das pessoas se desenvolvem de acordo com suas necessidades passadas e presentes, as atitudes em relação a certos produtos provavelmente irão mudar porque as pessoas mudam, se desenvolvem, ganham experiência de vida, aceitam responsabilidades eaumentam suas necessidades. As atitudes em relação a alguns produtos podem ser modificadas dentro de um ciclo de vida de "evolução" do consumidor, assim, produtos de pouco interesse em um determinado período da vida do consumidor, podem passar a ser muito desejados em um outro período.
Características de Atitudes:
Atitude representa uma predisposição para uma reação comportamental em relação a umproduto, organização, pessoa, fato ou situação e não é o comportamento propriamente dito. É persistente no tempo. Ela pode ser mudada, mas qualquer tentativa de mudança de uma atitude fortemente arraigada exige grande pressão ao longo de muito tempo. A formação de uma atitude é resultante de: crenças, reflexos condicionados, fixações, julgamentos, estereótipos, experiências, exposições acomunicações persuasivas, trocas de informações e experiência com outros indivíduos, entre outros. A atitude possui três principais componentes: componente cognitivo – as crenças de pessoa em relação a produtos, organizações, pessoas, fatos ou situações; componente afetivo – sentimento das pessoas em relação a produtos, organizações, pessoas, fatos ou situações; e um componente comportamental – predisposiçãopara uma reação comportamental em relação a um produto, organização, pessoa, fato ou situação. 
Todas as variáveis encontradas na pesquisa de levantamento podem ser classificadas em quatro categorias: atributos, variáveis comportamentais, crença e atitudes.
Atributos são características pessoais ou demográficas dos respondentes do estudo tais como nível educacional, idade, tamanho da família enúmero de filhos.
As variáveis comportamentais relacionam-se com atividades envolvidas no estudo, por exemplo, freqüência de visitas em uma loja ou o nível de cobertura de leitores que um tipo de revista alcança.
Crença é um estado de conhecimento que os respondentes do estudo consideram verdadeiro, independente de ser, na realidade, correto ou não.
Atitude é o estado mental capaz de influenciara escolha de ações de uma pessoa e mantê-la de forma consistente com essas ações.
Atitudes e crenças fazem parte do estado mental de uma pessoa, sendo que a atitude origina-se de uma crença ou de uma série de crenças. Uma pessoa pode desenvolver uma atitude negativa em relação à propaganda de cigarros baseada na crença de que câncer de pulmão é um grande problema e que o fim da propaganda decigarros pode diminuir as mortes causadas por câncer de pulmão. Enquanto que, outra pessoa que tem a mesma crença, mas que também acredita na liberdade de expressão.
Atitude é um conceito multifacetado que consiste em três componentes: cognitivo (conhecimento, crenças); afetivo (gostos, preferências) e comportamental (tendência à ação e intenção de compra). A mensuração de atitudes envolve uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pesquisa de Mercado
  • Pesquisa de Mercado
  • pesquisa de mercado
  • Pesquisa de mercado
  • Pesquisa de Mercado
  • pesquisa de mercado
  • PESQUISA DE MERCADO
  • Pesquisa de mercado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!