Pesquisa de Futebol em escola particular

Páginas: 5 (1152 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2014
Introdução
O presente trabalho tem como objetivo, analisar e discutir sobre como são os procedimentos didáticos metodológicos e objetivos traçados, para o ensino do futebol em escola particular.
Escola investigada é a Escola Monteiro Lobato CMES, situada no bairro Enseada do Suá, no município de Vitória, onde as aulas de Educação Física são ministradas pela professora Janine Arenas Cavadas deSouza, formada em 1997 pela UFES, onde também complementou sua graduação com os cursos de pós-graduação em 2001, sobre Educação Física e Sociedade, e em 2003 sobre Educação Física Escolar.
As aulas de Educação Física ministradas pela professora Janine, possuem cerca de 20 à 25 alunos por turma e a idade desses alunos variam de 6 a 12 anos.
A metodologia utilizada para coleta de dados que iremoslidar nessa visita técnica foi através de entrevista feita a professora Janine, deste modo iremos discorrer nossa discursão no sentido de analisar os procedimentos didáticos metodológicos e objetivos traçados para o ensino no Futebol m escola particular.














Entrevista

Os objetivos a serem alcançados; como são estabelecidos; como é avaliado se estão sendo alcançados;Em relação ao futebol sou bastante criteriosa, em trabalhar essa modalidade com a turma, pois muitos alunos fazem escolinha de Futsal, e a turma acaba ficando heterogenia, com isso não consigo fazer com que todos participem da aula, e acaba se destacando algo que eu nego muito, que são os mais habilidosos, e a aula acaba sendo para quem sabe jogar, quem não sabe fica de fora, como o objetivo aquina escola nas aulas de educação física não é valorizar as habilidades e nem formação de atleta, procuro trabalhar o futebol só em época de Olimpíadas da escola e sempre que acontecem os grandes eventos com a Copa do Mundo ou Olimpíadas procuro não valoriza-los, mas sim fazê-los refletir sobre quem está se beneficiando com isso e sobre a vida de um atleta.
Quando ministro a modalidade futebol,trabalho basicamente os fundamentos, como condução de bola, proporcionando aos alunos que tem dificuldade com a prática desenvolver essa habilidade, sempre através de jogos ou exercícios, não em jogo coletivo.
Como os meninos amam futebol, eles pedem quase todo dia, e com ao minha prática é diversificar ao máximo as aulas de educação física com jogos para que eles desenvolvam outras habilidades, euprocuro não optar pelo futebol, quando opto é mais um momento livre, para o lazer.
Já nas Olimpíadas da escola iram acontecer competições de futebol masculino e feminino, nesse caso realizamos treinos tralhando os fundamentos, posições e etc. Não ocorrendo uma avaliação específica do futebol.

As dificuldades encontradas no processo;

A diversidade, a dificuldade de trabalhar a heterogeneidadedo grupo, pois sempre acaba se destacando 3 ou 4 alunos que jogam muito, alguns jogam mais ou menos, e alguns não sabem nem conduzir a bola. Então os que sabem jogar, jogam apenas entre eles dificultando o aproveitamento dos demais alunos da aula.

Como são solucionadas;

Busco não trabalhar o futebol com o jogo, mas propondo dinâmicas, progressões nos jogos, a cada atividade ou dinâmica vouaumentando o grau de dificuldade para que eles possam perceber que evoluíram e desenvolveram habilidades.

O que o professor considera importante o aluno aprender na dinâmica do jogo?
Por quê?

Eu acho que colocar o corpo em movimento, em um grupo com regras estabelecidas é muito interessante, pois muitos alunos não conseguem ter o domínio corporal. Então busco no jogo objetivos que sejammotores, porém acabo sempre inclinando para os conteúdos atitudinais e procedimentais, que são: como ele lida com o outro, como ele lida com a emoção dele no jogo e também como é o ganhar e o perder no jogo. Também considero importante e o aluno cumpriu as regras, se está adequadamente vestido. Busco valorizar o jogo por causa dos aspectos conceituais da Educação Física que é o desenvolvimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • COMPARAÇÃO DA PRÁTICA DE FUTEBOL ENTRE ALUNAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLA PÚBLICA E...
  • Escola particular
  • Escola de futebol
  • Escola de futebol
  • O futebol na escola
  • escola de futebol
  • Futebol na escola
  • Escolas De Futebol

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!