pesquisa de clorindiuns tetani

582 palavras 3 páginas
CLOSTRIDIUM TETANI
Walter Tavares*
O C. tetani é uma bactéria descrita por Nicolaier em 1894, agente causador do tétano. A bactéria é isolada de amostras de solo, fezes de animais e homem e das feridas tetanigenas. É um bacilo anaeróbio estrito, produtor de esporo que lhe permite sobreviver em condições de aerobiose e produtor de um a exotoxina que se fixa ao sistema nervoso, provocando a sintomatologia da doença.
(W Tavares - Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 1973 - SciELO Brasil)
Disponível em: (http://www.scielo.br/pdf/rsbmt/v7n1/a07v7n1.pdf)

Lorita Marlena Freitag Pagliuca, Aline R. Feitoza, Alexsandra R. Feijão*
O Clostridium tetani está presente e livre no meio ambiente, juntamente com poeira, areia, excrementos, objetos enferrujados, instrumentos cirúrgicos nãoesterilizados e outros.
Conforme constam nas histórias, em ambos os casos, aporta de entrada do Clostridium tetani foi um ferimento ocorrido dentro do ambiente doméstico, local possivelmente livre de riscos e de sujidades, bem diferente daquele associado pelo imaginário coletivo como passível de conter o causador da doença. Provavelmente este tipo de ocorrência torna as pessoas menos cuidadosas com os procedimentos assépticos requeridos nas soluções de continuidade da pele, permitindo a contaminação do local.
(LMF Pagliuca, AR Feitoza, AR Feijão - Revista Latino-Americana de…, 2001 - SciELO Brasil)
Disponível em: (http://www.scielo.br/pdf/rlae/v9n6/7829.pdf)

Andréia Patrícia Gomes; Brunnella Alcantara Chagas de Freitas; Denise Cristina Rodrigues; Guilherme Lobo da Silveira; Walter Tavares; Rodrigo Siqueira-Batista*
Chama-se tempo de incubação o período que dura da implantação do germe (por exemplo, em um ferimento) ao aparecimento dos primeiros sinais e sintomas - em média sete dias -, com possibilidade de ocorrência entre os cinco e 15 dias após a infecção por C. tetani. Outra informação de vital importância para o manejo adequado do enfermo é o tempo de progressão,

Relacionados