DI GASPERO & KUCERA, (2013) - ATENÇÃO PSICOLÓGICA Á CRIANÇA E AO ADOLESCENTE

3782 palavras 16 páginas
ATENÇÃO PSICOLÓGICA Á CRIANÇA E AO ADOLESCENTE:
FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS FAMILIARES E COMUNITÁRIOS.

Di Gaspero
Kucera1

Resumo:

O presente artigo busca oferecer um relato de estágio em Psicologia Social, resgatando as principais atividades desenvolvidas e os resultados alcançados dentro do projeto extencionista orientado à atenção psicológica e realizado em uma Associação Filantrópica Comunitária sem fins lucrativos do sul de Santa Catarina, que oferece apoio a crianças e adolescentes de 6 a 17 anos de idade em situação de vulnerabilidade social.

Palavras-chave: Psicologia Social e Comunitária. Atenção Psicológica. Situação de Vulnerabilidade. Crianças e Adolescentes. Vínculos Familiares e Comunitários.

O presente artigo busca oferecer um relato das atividades desenvolvidas durante o estágio em Psicologia Social nas mediações de uma entidade de apoio a criança e ao adolescente, cujas ações realizadas orientaram-se pelos princípios de apoio e atenção psicológica, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, tal como foram promovidas atividades de cunho sócio-educativo durante o ano de estagio. Para tanto, será realizado um breve resgate histórico do arcabouço teórico que embasa a prática, dos conceitos trabalhados e então apresentar-se-á o projeto de extensão e seus resultados.

Ao falar em Psicologia Social é preciso ter em mente que se trata de um dos campos da ciência psicológica cujo enfoque se dá na relação sujeito/social, na busca do compreender os processos grupais e as influências sociais, políticas e culturais que constituem dialogicamente os sujeitos. Segundo Campos (2003) a Psicologia Social Comunitária também atua de forma a compreender o psiquismo humano em decorrência da influencia do lugar/comunidade onde vive, perpassando pelo estudo do sistema de relações e representações, identidade, níveis de consciência, através do desenvolvimento dos grupos e da comunidade.
Desta forma, além de possibilitar o trabalho

Relacionados