pesca excessiva BG10

941 palavras 4 páginas
O que é?
A pesca excessiva ocorre quando os peixes são capturados mais rápido do que a sua reprodução, levando á escassez dos mesmos no fundo oceânico.
Consequências
A pesca excessiva é um problema global com graves implicações sociais, económicas e ambientais.
A pesca excessiva refere-se à:
Taxa ou nível da pesca que não é sustentável, ou seja, que dificulta a recuperação de muitas espécies de peixes.
Económicos e efeitos sociais:
Apesar de possuir uma das pescas mais regulados do mundo, o Canadá não esta imune aos efeitos da pesca excessivas. O colapso da pesca do bacalhau atlântico canadense na década de 1990 é um dos exemplos mais citados no mundo da pesca excessiva e as suas implicações económicas, sociais e culturais.
Hoje, a pesca excessiva continua a ser uma ameaça para o bem-estar social e económico de muitos países. A pesca não é apenas uma faceta importante dessas economias, em muitos casos, é um elemento central na dieta tradicional dos seus cidadãos. Em muitas nações costeiras africanas e do sul da Asia, os peixes podem ser responsáveis por até 50% de proteínas numa dieta típica. O declínio de muitas espécies de peixes em águas costeiras, com o resultado do excesso da pesca e as atividades de pesca ilegal, está a fazer este importante recurso muito menos acessível para alguns dos cidadãos mais pobres do mundo.
Efeitos Ambientais:
Também existem evidências crescentes de que o aumento do volume de atividades da pesca a nível mundial está a ter um efeito muito sério na saúde dos oceanos como um todo. Quando as espécies de valor comercial estão sobre-exploradas, outras espécies e habitats que partilham o mesmo ecossistemas serão afetados.
Soluções
É importante ter em mente que a maioria dos pescadores comerciais deseja evitar a pesca excessiva, exatamente como os ambientalistas. Eles dependem dos estoques de peixes para seu o ofício. Mas o ciclo da pesca excessiva renova-se autonomamente. Podemos usar o atum como exemplo: o atum é um peixe

Relacionados

  • como funciona a economia
    92785 palavras | 372 páginas