Perspectivas sociologicas mais recentes

Páginas: 6 (1288 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Atividade sobre as perspectivas sociológicas mais recentes


Funcionalismo.
1. “O funcionalismo sustenta que a sociedade é um sistema complexo cujas diversas partes trabalham conjuntamente para produzir estabilidade e solidariedade.”
2. “Estudar a função de uma prática ou instituição social é analisar a contribuição que essa prática ou instituição dá para a continuação da sociedade.”
3.“Analisar a função de um item social significa mostrar a parte que ele representa na existência continuada e na saúde de uma sociedade.”
4. “Os funcionalistas veem a ordem e equilíbrio como o estado normal a sociedade – esse equilíbrio social é baseado na existência de um consenso moral entre os membros da sociedade.”
5. “Os funcionalistas frequentemente escreveram como se as sociedades tivessem“necessidades’ e ‘propósitos’, ainda que esses conceitos fizessem sentido somente quando aplicados a seres humanos individuais.”

Sem-teto e sem-terra fazem protestos conjuntos em SP
Sem-teto e integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) montaram quatro frentes de protestos em São Paulo na manhã desta quinta-feira (8). Eles reivindicam a construção de moradias populares na cidade.A ação coordenada coincide com a vinda da presidente Dilma Rousseff (PT) a São Paulo. Ela deve participar de cerimônia à tarde no estádio do Itaquerão, onde será realizada a abertura da Copa do Mundo no dia 12 de junho.
Fonte: http://aovivo.folha.uol.com.br/2014/05/08/3272-2-aovivo.shtml
Minhas considerações: A justificativa para o uso da noticia “Sem-teto e sem-terra fazem protestos conjuntosem SP” na perspectiva do funcionalismo é porque o funcionalismo sustenta que a sociedade

Perspectivas de conflitos

1. “Os teóricos de conflito rejeitam a ênfase funcionalista no consenso. Em vez disso, destacam a importância das divisões na sociedade.”
2. “A existência de interesses separados significa que o potencial para conflitos esta sempre presente e que certos grupos se beneficiammais do que outros.”
3. “Os teóricos de conflitos examinam as tensões entre grupos dominantes e desfavorecidos dentro da sociedade e buscam compreender como as relações de controle são estabelecidas e perpetuadas.”
4. “Muitos teóricos de conflitos remontam suas concepções aos escritos de Marx, cuja a obra enfatizou o conflito de classes, mas também foram influenciados por Weber.”
5.“Em todasas sociedades há uma divisão entre aqueles que mantém a autoridade e aqueles que são largamente excluídos dela, entre os que fazem as regras e os que obedecem a elas.”

A invenção da heterossexualidade e homossexualidade

A julgar pelos comentários deixados nesse blog, suponho que o número de pessoas que acreditam que o mundo se divide naturalmente entre homossexuais e heterossexuais sejaenorme. É uma crença que muitos militantes/ativistas LGBTs e homofóbicos têm em comum. O que muda é o que cada um pensa a respeito dos sujeitos, mas a divisão é pouco questionada.
Embora alguns sujeitos nos acusem de cientificismo e excesso teórico, poucos sabem que essa divisão (heterossexualidade versus homossexualidade) faz parte de um modelo científico, assim, até mesmos aqueles que criticam aciência e as concepções teóricas sobre sexualidade, ao pensarem o mundo a partir dessa divisão, enquadram as suas ideias num modelo de ciência positivista. Esse modelo pressupõe que as palavras e as ideias consigam descrever a realidade em que vivemos, e assim produziu as seguintes divisões:
Essa divisão entende que os sujeitos são opostos, e o objetivo desse modelo de ciência era justamente colocaro segundo termo tão distante do primeiro quanto possível, para assim posicionar os sujeitos politicamente.
Interessante saber que os saberes acerca dos sujeitos do lado direito da tabela foram construídos pelos sujeitos do lado esquerdo, isto é, o que se produziu sobre os negros, homossexuais, orientais e mulheres foi feito por sujeitos que não tinham compromisso com o respeito às...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A perspectiva sociológica
  • Perspectivas sociologicas
  • Perspectivas Sociológicas
  • Perspectivas sociológicas
  • Perspectivas Sociológicas
  • Perspectivas sociológicas
  • Perspectivas sociologicas
  • Perspectivas Sociológicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!