eurostar

Páginas: 13 (3019 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ECONOMIA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO E HOTELARIA






EUROSTAR



















Porto Alegre
2014
LISTAS DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1 - Mapa interativo. Fonte: Acessado em 25/05/2014 13
Figura 2 - Mapa de assentos da Classe Premier e ClasseConforto. Fonte: Acessado em 25/05/2014 13
Figura 3 - Mapa de assentos da classe econômica. Fonte: Acessado em 25/05/2014 14
Figura 4 - Espaço do Buffet. Fonte: Acessado em 25/05/2014 14
Figura 5 - Mesa junto ao assento. Fonte: Acessado em 25/05/2014 15
Figura 6 - Eurotúnel. Fonte Acessado em 03/06/2014 16
Figura 7 - Rotas da Eurostar. Fonte: Acessado em 25/05/2014 17

LISTA DE TABELASTabela 1 - Tarifas Eurostar. Fonte: Acessado em 25/05/2014 15

LISTA DE SIGLAS

EUKL – Eurostar UK
ICRR – InterCapital and Regional Rail
NMBS – Nationale Maatschappij der Belgische Spoorwegen
SNCF – Société Nationale des Chemins der fer Français
TGV – Train à Grande Vitesse/Trem de Alta Velocidade


SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 8
2 REVISÃO DA LITERATURA 9
2.1 HISTÓRICO EUROPEU DASFERROVIAS 9
2.2 TRANSPORTE FERROVIÁRIO COMO ATIVIDADE TURÍSTICA 9
3.1 HISTÓRIA 12
3.2 SERVIÇOS 12
3.3 ROTAS 16


1 INTRODUÇÃO
Quando se pensa em transporte nos dias atuais, um dos primeiros conceitos analisados é a rapidez com que este serviço pode ser executado. Questões ambientais e de custos também são bastante valorizadas. Com este pensamento, são buscadas alternativas viáveis para odeslocamento tanto de curtas, médias e longas distâncias. Um meio de transporte que atende estes requisitos básicos atualmente é a locomoção ferroviária sendo ela prática, de fácil acesso e um dos meios de transporte menos poluentes que existe.
A alta velocidade de transporte surge da necessidade de uma ligação rápida entre os principais aglomerados urbanos, aumentando assim a eficácia namobilidade das populações. Um serviço de trem que possa ser considerado de alta velocidade opera entre 200 e 300 km/h. Na Europa, o comboio de alta velocidade francês, o TGV (train à grande vitesse/trem de alta velocidade) teve primordial importância no desenvolvimento da rede de alta velocidade. Após o sucesso do TGV, primeiro comboio de alta velocidade europeu, vários países da Europa seguiram oexemplo da França e, neste momento, a expansão da rede de alta velocidade é um objetivo comum a países como a Alemanha, Itália, Espanha, Portugal, Holanda, entre outros.
O seguinte trabalho, referente à disciplina de Sistema Turístico, traz uma análise sobre um exemplo de transporte rápido, prático e que atenda grandes questões ambientais: o Eurostar. Um exemplo de que este transporte tem cada vez seconsolidado como algo vantajoso é que este transporte também é utilizado por grandes personalidades, incluindo a Rainha da Inglaterra, Elizabeth II. Este trabalho contará a história da Eurostar, os serviços que ela oferece, além de seus valores e as rotas operadas.









2 REVISÃO DA LITERATURA

Este capítulo tem como objetivo apresentar um pouco da história dos trens e ferroviasna Europa. Primeiramente utilizado para transporte de cargas e mercadorias e somente após anos foi pensada como transporte turístico.

2.1 HISTÓRICO EUROPEU DAS FERROVIAS

O modal ferroviário de transportes, hoje perfeitamente assimilado como solução de logística para cargas e passageiros, começou seu caminho evolutivo no desenvolvimento das máquinas a vapor.

Apesar de a Europa pré-RevoluçãoIndustrial já ter experimentado formas de transporte por carris, é no começo do século XIX que o inglês Richard Trevithick instaura um novo paradigma no mundo dos transportes, com a construção da primeira locomotiva a vapor. (BEM, 1998, p.139)

A ferrovia consolidou-se como um produto da era industrial, como novo instrumento para a dinamização do transporte de mercadorias e para a ligação dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • EUROSTAR APRESENTACAO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!