perspectiva

Páginas: 3 (728 palavras) Publicado: 19 de fevereiro de 2014
PERSPECTIVA CAVALEIRA

           As perspectivas paralelas oblíquas, chamadas também de cavaleiras, ocorrem quando o observador, situado no infinito, gera retas projetantes (paralelas) queincidem de forma não perpendicular no plano. Assim, caso uma das faces do objeto a ser projetado seja paralela a este plano, esta face estará desenhada em verdadeira grandeza, ou seja, suas medidas serãoexatamente iguais às da realidade, porém as demais faces sofrerão distorção.
                Este método paralelo mais comumente representado a 15, 30 45 e 60 graus, adota reduções para as diagonais deprofundidade, como já mencionado anteriormente.
                No caso de retas projetantes com o ângulo de 45° no plano, as faces de profundidade serão reduzidas em 50% de seu valor real.

Passoa passo da construção da perspectiva cavaleira

Exercício proposto: Fazer a perspectiva cavaleira da planta baixa da casa a seguir.



1º Passo: Desenhar a forma da alvenaria e a projeção dotelhado (conforme indicado em vermelho). Lembrando que as profundidades terão o ângulo de 45º com a horizontal e sofrerão redução em 50% do seu valor real, inclusive a projeção do telhado. As dimensõesna horizontal e vertical são mantidas em seus valores reais.


2º Passo: Fazer o cálculo da altura da base até o beiral, fazendo uma linha paralela à alvenaria indicando o valor do mesmo (emverde).


3º Passo: Fazer o cálculo da altura em que deve ser colocada a cumeeira (este será o ponto mais alto do telhado). Também saber à que distância da alvenaria deve ser colocada a tesoura.
                 Na imagem a seguir, a partir do cálculo, a cumeeira está a 60 cm da laje, e a tesoura está a 2m da face frontal da casa. (em laranja)
                  Obs.: a medida de 2m como estáindicando profundidade terá sua medida no desenho reduzida a 1m, porém na cotagem será mantida seu valor real.

Cálculo da altura da cumeeira, sabendo que a inclinação do telhado é de 30%:
h = l /2 ....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Perspectiva
  • Perspectiva
  • Perspectiva
  • Perspectivas
  • Perspectivas
  • Perspectivas
  • Perspectiva
  • Perspectiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!