Museu Guggenheim Bilbao_1991/97 Frank O. Gehry

2665 palavras 11 páginas
Museu Guggenheim Bilbao_1991/97
Frank O. Gehry

O Museu Guggenheim em Bilbao, idealizado maestrosamente por Frank Gehry, é um espetáculo a céu aberto, pois o arquiteto entende a arquitetura como uma obra de arte, uma escultura habitável. Segundo Philip Johnson “Se a arquitetura é tão boa como em Bilbao, que será da arte” em outra ocasião ele ainda completa “(...) é o melhor edifício de nossa época”
O museu recebeu muitas críticas durante sua concepção como a do professor de estudos bascos, Joseba Zulaika, da Universidade de Nevada em Reno, se colocou contra a obra por acreditar que seu impacto sobre a cidade de Bilbao seria negativo. Porém, dois anos depois de prédio ter sido inaugurado ele diz que: “(...)é um grande acontecimento para Bilbao. Nós que criticávamos não havíamos previsto que apenas um edifício poderia fazer por uma cidade e nunca suspeitamos que algo construído por Gehry poderia ter tamanho impacto. (...)”

Frank O. Gehry e seu método de criação

Frank O. Gehry nasceu em Toronto no Canadá, em 1929, nos anos 50 se muda com a família para Los Angeles, na Califórnia. Assim o encantamento do arquiteto pelo mito hollywodiano foi sendo cultivado desse sua juventude.
Aos 25 anos, muda seu nome original, Frank Owen Goldberg, para o nome que ficara conhecido internacionalmente, apesar disso, ele diz que de tudo que realizou em sua vida, esse é seu único arrependimento.
Em 1954, se forma pela Universidade de Southern, na Califórnia. Passa então a estudar planejamento urbano, em Harvard Graduate School of Design. Posteriormente, acaba tornando-se professor nessas duas universidades além de ocupar a cátedra em Yale.
Em seu inicio de carreira, Gehry trabalha em diversos escritórios em Los Angeles, Atlanta, Boston e Paris, até se estabelecer, em Santa Mônica, em 1962.
Ele sempre buscou aproximar a imagem do arquiteto à de um artista, porém a mentalidade racionalista do Movimento Moderno, corrente na época, torna essa teoria de pouca expressão.

Relacionados