Perfil dos estudantes de bacharel e licenciado em enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – USP: ingressantes de 2011

Páginas: 24 (5799 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO






Rafael Severio Mazza






Perfil dos estudantes de bacharel e licenciado em enfermagem
da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – USP: ingressantes de 2011










Ribeirão Preto
2012

Rafael Severio Mazza









Perfil dos estudantes de bacharel e licenciado em enfermagem
daEscola de Enfermagem de Ribeirão Preto – USP: ingressantes de 2011
















Ribeirão Preto
2012
Autorizo a reprodução e divulgação total ou parcial deste trabalho, por qualquer meio convencional ou eletrônico, para fins de estudo e pesquisa, desde que citada à fonte.




Catalogação da Publicação
Escola de Enfermagem de Ribeirão PretoAgradecimentos


Agradeço a Deus, por me proporcionar este momento especial e toda oportunidade que tive durante a minha graduação. A minha família por todo apoio e paciência nesse momento. Em especial ao meu pai Elzio e minha mãe Lina por se dedicarem em me proporcionar essa oportunidade, estarem ao me lado nos momentosdifíceis e vibrarem junto comigo, comemorando cada conquista.
Aos amigos Mary e Roberta por estarem ao meu lado no difícil momento do cursinho, por me incentivarem a nunca desistir.
Aos grandes amigos de republica, principalmente a Maira a qual esteve ao meu lado durante os piores e melhores momentos, se mostrando sempre uma grande companheira.
Aos amigos de graduação Nayara, Beatriz, Carol, Laís,Camila e Rafael, pelos momentos de alegria e descontração.
Agradeço a professora Zezé Clapis, por todo apoio, conselhos de curso e vida. A enfermeira Marina Liberale, por todo apoio, dedicação e paciência.
Em especial agradeço a minha orientadora Adriana Katia Correa, por todos os ensinamentos, dedicação, paciência e principalmente apoio durante toda a graduação o que foi fundamental nessaconquista.













Resumo

Um ponto essencial que pode auxiliar na organização e acompanhamento da implementação do curso de Bacharel e Licenciatura em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo refere-se ao conhecimento sobre os estudantes como um dos sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem: Quem é o aluno que ingressa nestecurso? Qual é seu contexto de vida socioeconômico, educacional e profissional? O objetivo deste estudo é descrever o perfil dos estudantes ingressantes do curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP, no ano de 2011, com foco nos dados quantitativos, e analisar suas implicações para o processo ensino-aprendizagem. Trata-se de estudo de naturezaexploratória descritiva, que utiliza questionário como técnica de coleta de dados. Os sujeitos foram 41 alunos ingressantes neste curso no ano de 2011. Dos ingressantes, a maioria, 30 (73,2%) estudantes, é do sexo feminino, jovem [ 23 (56,2%) alunos com menos de 21 anos] e solteira - 40 (97,6%). Todavia, o numero de ingressantes com idade até 30 anos é também expressivo. A maioria (68,3%) cursou oensino médio em escola pública, o que pode se relacionar ao Programa Inclusp da universidade, Quanto ao vínculo empregatício, apesar da maioria dos alunos [ 24 (58,5%) ] não trabalhar, o número de trabalhadores é significativo: 14 (34,1%), sendo que dentre os que trabalham, 10 já atuam na área da saúde. A diversidade da faixa etária, a situação da grande maioria ser proveniente deescola pública e terem se formado há alguns anos, além da presença de trabalhadores são aspectos, que trazem desafios para os docentes e coordenadores para a construção de práticas pedagógicas que promovam aprendizagem significativa, facilitando a construção do perfil profissional previsto.

Descritores: Licenciatura em enfermagem, perfil de estudantes, ensino.




Sumário


Sumário 6
1...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bacharel em Enfermagem
  • Bacharel em Enfermagem
  • Bacharel enfermagem
  • Bacharel em Enfermagem
  • Bacharel em Enfermagem
  • estudante de enfermagem
  • estudante de enfermagem
  • Estudante de enfermagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!