perfil comercio exterior

Páginas: 9 (2216 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014






PERFIL DO PROFISSIONAL DE COMÉRCIO EXTERIOR


Claudete de Fátima Hamud
Geloir Puhl
Jane Longhi Pereira
Sabrina Vicenzi
Tailor Padilha



Resumo
Este artigo tem como principal objetivo o estudo do profissional de Comércio Exterior, a partir das pesquisas realizadas em campo com profissionais atuantes na aérea. Também se propõe a apresentar aspectos práticos, operacionais eteóricos sobre a área de exportação e importação, tendo em vista a diversidade de funções, atividades e cargos que constitui esta profissão. Aborda-se também neste artigo a economia de Caxias do Sul e a economia do Brasil, comparando o crescimento entre ambas. Bem como tratando das diferenças entre o profissional que exerce sua função na Serra Gaúcha e o profissional que atua no restante do país.Palavras-chave: Perfil do profissional de Comercio Exterior, Economia, Profissionais.
Abstract
This article has as main objective to study the professional foreign trade, from research conducted in the field with professionals working in the area. Also, it intends to present practical, operational and theoretical aspects of the area of export and import, in view of the diversity of functions,activities and positions that constitute this profession. Also, discusses in this article the economy of Caxias do Sul and Brazil's economy, comparing the growth between them. As well as treating with the differences between the professional who performs theirs function in the Serra Gaúcha and professionals working in the rest of the country.
Key-words: Profile of the professional Foreign Trade;Economics; Professionals.

1. INTRODUÇÃO

A globalização cada vez mais exige profissionais preparados para atuar na área internacional. Essa pessoa deve ter conhecimento em muitas áreas, tais como economia, legislação, negociação e marketing, possibilitando a atualização constante do individuo desta área. Além disso, a rapidez dos negócios exige raciocínio lógico, analítico e abrangente. Oprofissional do Comércio Exterior pode atuar em diversas áreas, como no setor importação, exportação, trader, professor e em outras profissões relacionadas à atividade empresarial.
Neste artigo, pode-se ver diferentes opiniões de autores relacionados ao Comércio Exterior, aponta-se as principais funções dos departamentos de exportação e importação, a divisão do trabalho de cada área, quais asprincipais tarefas que executadas e como as realiza-las, conforme o tamanho das empresas.
Apresenta-se também, o estudo e entendimento de como atuam os profissionais de Caxias do Sul e como os negócios internacionais estão para a cidade, fazendo um contraponto com o restante do Brasil. A serra gaúcha, como um todo, está mais focada na importação de produtos do ramo metal-mecânico enquanto as outrasregiões do país se destacam mais na exportação de commodities1.
2. PESQUISA SOBRE O PROFISSIONAL DE COMÉRCIO EXTERIOR
Na pesquisa realizada, foram entrevistados três profissionais da área de comércio exterior. Foi constatado que o perfil desses profissionais, que atuam na serra gaúcha, diferencia-se daqueles que trabalham em outras regiões. Visto que, a amplitude desta profissão leva o individuodesta área em especifico a ocupar cargos de diferentes hierarquias dentro das organizações. Assim como, pode-se notar a formação em diferentes áreas, dando destaque para as áreas de: Administração, Marketing, Relações internacionais e o próprio Comercio Exterior.
De forma similar, identificou-se que estes profissionais, independentemente do setor ou do cargo, procuram especializações voltadas aoComercio Exterior, tanto em pequenas como em grandes organizações. Também, pode-se perceber que estes profissionais são relativamente novos no mercado de trabalho, tendo em vista que a grande maioria concluiu sua formação entre 2001 e 2014 em instituições privadas.
Os trabalhadores desta área atuam em empresas com diferentes nichos de mercado, importando e exportando para os mais diferentes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • comercio exterior
  • Comercio exterior
  • Comércio exterior
  • Comercio exterior
  • Comercio exterior
  • comercio exterior
  • Comércio Exterior
  • Comercio Exterior

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!