PEREIRA Sonia Gomes. A arte no Brasil no século XIX e início do século XX.

Páginas: 3 (749 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2014
PEREIRA Sonia Gomes. A arte no Brasil no século XIX e início do século XX.
Com a vinda da família real para a Colônia ocorre a abertura dos portos e o fim do pacto colonial, além do início de uminvestimento numa estrutura para a corte. Assim, ocorre a criação da Academia de Belas Artes, numa tentativa de atualizar e modernizar a Colônia que deveria se tornar a sede do governo.
O períodocolonial havia sido mercado pela produção religiosa, porém nesse momento ocorre uma mudança de gosto influenciada por modelos portugueses que ira acarretar em uma produção não religiosa, baseada empaisagens e retratos (pintura). Tais mudanças são mais visíveis na capital, Rio de Janeiro, que terá, por exemplo, serviços urbanos e prédios monumentais, ou seja, as mudanças são em um todo.
O marco desseprocesso foi à instituição da Academia de Belas Artes no Rio de Janeiro, a qual foi construída pela Missão Artística. Tal missão foi chefiada por Jacques Lebreton e contou com outros artistas comoDebret e Montigny, ou seja, seus artistas eram franceses que viram a vinda para o Brasil uma oportunidade de fuga das circunstâncias políticas de Napoleão na Europa. Implantaram diretrizes quecontrariavam a tradição colonial, ampliando os horizontes das artes plásticas no País, e tiveram apoio do Estado, o qual financiou a fundação e manutenção da Academia, sendo o seu apoio vital para odesenvolvimento das artes na Colônia.
A produção da Academia foi basicamente neoclássica, a qual teve maior destaque no contexto geral da primeira metade do século XIX no Brasil. Porém, não desapareceram asformas tradicionais, havendo uma conjuntura entre os valores de contenção e harmonia clássica com a arquitetura civil colonial de raiz portuguesa.
O reinado de D. Pedro II foi crucial na consolidaçãodo Brasil como nação. A partir de sua identificação com ideias liberais ele formou um modelo de economia agrária, onde a base era a exportação e a dependência de importações dos países europeus. Além...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arte nos séculos xix e xx no brasil
  • Arte no Brasil Século XIX
  • Economia Brasil SÉCULO XIX E XX
  • O LEGADO ARTÍSTICO DOS PRINCIPAIS PENSADORES DO FINAL DO SÉCULO XIX / INÍCIOS SÉCULO XX
  • A questão religiosa de juazeiro do norte no final do século xix e início do século xx
  • Ceará no final do século xix, início do século xx: estruturas de poder e religiosidade
  • O LEGADO ARTÍSTICO DOS PRINCIPAIS PENSADORES DO FINAL DO SÉCULO XIX / INÍCIOS SÉCULO XX
  • A Posição das Principais Potências Européias no Final do Século XIX e Início do Século XX

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!