perda de carga tubo rugosoe tubo liso

467 palavras 2 páginas
1. EXPERIMENTO 06: DETERMINAÇÃO DO TEOR DE MATERIAL PULVELURENTO DO AGREGADO MIÚDO. (SUBSTÂNCIAS NOCIVAS)

1.1 Introdução

Materiais pulverulentos são partículas de argila (menor que 0,0025mm) e silte (0,0025 a 0,006mm). Geralmente são encontradas em maior quantidade as argilas, o livro “Concreto de Cimento Portland”, apresenta a informação de que a argila, reduzida a pó muito fino, contribui no preenchimento dos vazios da areia e para que o cimento envolva melhor os grãos de areia, fazendo com que as ligações fiquem mais fortes, embora se a argila formar uma película que envolve cada grão e não se separar no decorrer da mistura, mesmo em pequenas proporções a ação é bastante prejudicial. Essas partículas podem influenciar no comportamento do concreto, segundo a NBR 7219, esses materiais são minerais com dimensão inferior a 0,075 mm, incluindo materiais solúveis em água que estão presentes nos agregados. A presença desses materiais é indesejável na constituição do concreto, vez que um agregado com alto teor de materiais pulverulentos diminui aderência do agregado a pasta ou argamassa, o que prejudica diretamente a resistência e instabilidade dimensional do concreto, pois ocorre o aumento do consumo de água devido à alta superfície específica.

1.2 Objetivo

Este experimento tem como objetivo determinar, através da lavagem, a porcentagem de substancias nocivas menor que 0,075 mm contidos na areia.

1.3 Materiais utilizados

Peneiras de 1,2mm e 200mm;
Balança;
Água corrente;
Agregado miúdo;
Recipiente para lavagem do agregado miúdo;
Álcool;
Recipiente para a secagem do agregado miúdo.

1.4 Procedimentos experimentais

Em uma balança pesou-se 500g de areia, após a pesagem o agregado miúdo foi colocado em um recipiente para ser lavado, encheu-se o recipiente com água corrente cobrindo totalmente o agregado para que o material pulverulento ficasse em suspensão, logo depois a água foi escoada na peneira de 1,2mm e 200mm, este

Relacionados