PERCEP ES DO RISCO AMBIENTAL ENTRE OS AGRICULTORES DE REGADIO NA REA DE INFLU NCIA DA BARRAGEM DO ALQUEVA

Páginas: 4 (888 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015
PERCEPÇÕES DO RISCO AMBIENTAL ENTRE OS AGRICULTORES DE REGADIO NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DA BARRAGEM DO ALQUEVA
 
A agricultura  de regadio tem tido grandes repercussões sobre o meio ambiente e a saúdepública. Com frequência, os objectivos de desenvolvimento com incidência concentrada no aumento de produtividade têm levado à ruptura da capacidade de recuperação de alguns ecossistemas naturais. Osefeitos negativos da gestão da água na agricultura estão relacionados com os usos da terra e da água, em particular com a usurpação destes aos ecossistemas naturais, com a extracção da água, com aerosão e coma perda da biodiversidade dos solos.
O resultado da investigação resulta da aplicação de um inquérito por questionário a 50 agricultores de regadio nos concelhos de Cuba e Ferreira do Alentejo,cujo objectivo foi analisar as suas percepções do risco ambiental referente à sua actividade.

Da análise do questionário verificamos que estamos maioritariamente falando de agricultores do sexomasculino, detentores de um baixo nível de instrução, com idades superiores a 36 anos e com alguma formação agrícola.
Na opinião da maioria dos agricultores o regadio é o melhor sistema produção que seadapta á região. Também, são de opinião de que fazer agricultura de regadio é cada vez mais fácil devido às inovações tecnológicas.
 No que diz respeito à água utilizada na sua actividade tem origem namaioria dos casos numa barragem. É classificada como satisfatória pelos agricultores embora poucos a mandem analisar. São os agricultores de nível superior de instrução os mais cuidadosos com aqualidade da água.
A análise aos cuidados individuais tidos pelos inquiridos no manuseamento dos produtos fitofarmacêuticos dá-nos conta de que parece existir da parte destes, uma percepção dos riscos queo manuseamento destes produtos acarreta.
Estes produtos fitofarmacêuticos são aplicados, na maioria dos casos, pelos próprios agricultores, e na maioria dos casos são tomadas as percauções...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Algumas Rea Es Do Enxofre De Import Ncia Ambiental
  • Influ Ncias Ambientais Externas
  • SUBST NCIAS E SUAS REA ES
  • Influ Ncias Da Cultura Nas A Es Humanas
  • Farmacovigil Ncia E Rea Es Adversas
  • A REA DE INFLU NCIA NO EIA AN LISE E PROPOSTAS
  • Barragem de Alqueva
  • Gest O De Riscos E Emerg Ncias Ambientais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!