PERCEP ES DO RISCO AMBIENTAL ENTRE OS AGRICULTORES DE REGADIO NA REA DE INFLU NCIA DA BARRAGEM DO ALQUEVA

888 palavras 4 páginas
PERCEPÇÕES DO RISCO AMBIENTAL ENTRE OS AGRICULTORES DE REGADIO NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DA BARRAGEM DO ALQUEVA A agricultura de regadio tem tido grandes repercussões sobre o meio ambiente e a saúde pública. Com frequência, os objectivos de desenvolvimento com incidência concentrada no aumento de produtividade têm levado à ruptura da capacidade de recuperação de alguns ecossistemas naturais. Os efeitos negativos da gestão da água na agricultura estão relacionados com os usos da terra e da água, em particular com a usurpação destes aos ecossistemas naturais, com a extracção da água, com a erosão e coma perda da biodiversidade dos solos.
O resultado da investigação resulta da aplicação de um inquérito por questionário a 50 agricultores de regadio nos concelhos de Cuba e Ferreira do Alentejo, cujo objectivo foi analisar as suas percepções do risco ambiental referente à sua actividade.

Da análise do questionário verificamos que estamos maioritariamente falando de agricultores do sexo masculino, detentores de um baixo nível de instrução, com idades superiores a 36 anos e com alguma formação agrícola.
Na opinião da maioria dos agricultores o regadio é o melhor sistema produção que se adapta á região. Também, são de opinião de que fazer agricultura de regadio é cada vez mais fácil devido às inovações tecnológicas. No que diz respeito à água utilizada na sua actividade tem origem na maioria dos casos numa barragem. É classificada como satisfatória pelos agricultores embora poucos a mandem analisar. São os agricultores de nível superior de instrução os mais cuidadosos com a qualidade da água.
A análise aos cuidados individuais tidos pelos inquiridos no manuseamento dos produtos fitofarmacêuticos dá-nos conta de que parece existir da parte destes, uma percepção dos riscos que o manuseamento destes produtos acarreta.
Estes produtos fitofarmacêuticos são aplicados, na maioria dos casos, pelos próprios agricultores, e na maioria dos casos são tomadas as percauções

Relacionados