penulo simples

851 palavras 4 páginas
SUMÁRIO
OBJETIVO DA PRÁTICA 2
INTRODUÇÃO 2
PÊNDULO FÍSICO 2
MATERIAL NECESSÁRIO 3
DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA 3
CÁLCULO DA GRAVIDADE 4
CÁLCULO DO MOMENTO DE INÉRCIA DO CENTRO DE OSCILAÇÃO 4
CONCLUSÃO 5

ASSUNTO: EXECUÇÃO DE MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES (MHS) COM PÊNDULO FÍSICO.

OBJETIVO DA PRÁTICA

*Determinar o período para diferentes eixos de rotação.
*Obter o valor da aceleração da gravidade.
*Calcular o momento de inércia do centro de oscilação (ICG).

INTRODUÇÃO

O movimento harmônico simples (MHS) é o movimento oscilatório ocorrido quando a aceleração e a força resultante são proporcionais e opõem ao deslocamento. É um tipo de frequência do movimento, onde oscila a massa. É explicável por um modelo matemático para alguns movimentos vibratórios observáveis em alguns fenômenos (pêndulo ou vibração molecular).
As oscilações desempenham um papel fundamental na física, seja na mecânica, na acústica, na eletricidade e na ótica. Um sistema massa-mola é a realização mais simples do que se chama e oscilador harmônico: um corpo (massa), acoplado a outro corpo material (mola), é mantido em sua posição de equilíbrio, onde a mola se encontra sem deformações, portanto livre de tensões internas. Se deslocado de sua posição de equilíbrio, a massa sofre a ação de uma força restauradora linear que a força a retornar ao ponto de equilíbrio. Esta força é devida à tendência da mola de retomar ao seu estado original, sem deformações nem tensões internas.
Em nosso relatório calculamos o momento de inércia que nos diz como a massa do corpo em rotação está distribuída em torno do eixo de rotação, ou seja, envolve não apenas a massa, mas também a forma como esta massa está distribuída. É constante para um corpo rígido particular e para um eixo de rotação particular.

PÊNDULO FÍSICO

O pêndulo físico, ou pêndulo composto, é qualquer sistema suspenso por um ponto O, que pode girar em torno de um eixo horizontal

Relacionados

  • VELOCIDADE DE LANÇAMENTO DE UM PROJÉTIL
    775 palavras | 4 páginas