Pensar o Ensinar e Aprender com Deleuze Educador

Páginas: 9 (2236 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2013


UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
DEPARTAMENTO DE PESQUISA

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – PIBIC CNPq e PIBIC UFPA


RELATÓRIO TÉCNICO - CIENTÍFICO

Período: Agosto / 2011 a Fevereiro / 2012
(X) PARCIAL
( ) FINAL

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Título do Projeto de Pesquisa: Pensar a Educação com Deleuze

Nome doOrientador: Cezar Luís Seibt

Titulação do Orientador: Doutor em Filosofia

Departamento: Faculdade de Educação

Unidade: Cametá

Laboratório:

Título do Plano de Trabalho: Pensar o Ensinar e Aprender com Deleuze Educador

Nome do Bolsista: Edimar de Jesus Gomes Pantoja

Tipo de Bolsa: PIBIC/UFPA ‐ Campi do Interior


INTRODUÇÃO

Na atualidade, deparamo-nos com propostaseducacionais que diminuíram substancialmente o espaço da experiência entre os saberes e práticas educacionais, em favor de um controle da pratica educativa. Diante desta constatação, a presente pesquisa vem discutir a problemática relacionada a um novo pensar para a educação, a partir do pensamento de Deleuze na educação. Compreendemos que aquilo que foge da previsão das pedagogias pode ser experiênciaque produza um novo pensar. Para alguém que pensou e buscou construir uma filosofia da diferença, um novo pensar, um pensamento do acontecimento, há também no campo educacional o elemento da diferença que pode fazer repensar o fenômeno a que nos referimos. Deleuze não se dedicou especificamente à reflexão sobre a educação, embora fosse educador durante sua vida profissional e estava, por isso,envolvido com problemas de ensino e aprendizagem, ou seja, ele não escreveu diretamente sobre questões relacionadas à educação, porém suas ideias conduzem a reflexões sobre nossos próprios problemas pedagógicos. Durante as leituras dos textos verificamos que o pensamento é compreendido como produção do novo, entretanto não podendo ser compreendido como fruto de um conceito apenas, mas sim, daelaboração que envolva vários conceitos que provoque o pensamento e a elaboração de um novo pensamento.
Deleuze, como outros pensadores anteriores que ele toma como ponto de partida e nos quais se inspira, propôs o desafio de pensar, de libertar e exercitar o pensamento. A transposição das ideias e dos conceitos do ambiente de Deleuze para o ambiente educacional, possibilitam fazer diferenciações naeducação, visualizar transformações no meio, abrir novo horizonte para a construção de uma educação liberta dos aprisionamentos conceituais em que ela se desenvolve. A perspectiva utilizada por Deleuze se desenvolve em torna de alguns conceitos, tais como sentido, acontecimento e diferença, que teremos de continuar explorando no curso de nossa pesquisa.
Deleuze compreende que a ausência doacontecimento impede o surgimento de um novo pensamento, a possibilidade de formular um pensamento diferente. Por esse motivo, a importância da pesquisar de um novo pensamento para compreendermos a possibilidade do acontecimento na educação e as mudanças possíveis em seu ambiente educacional. Enfim, pensar algo que possibilita a diferença e um novo pensamento para a educação.


JUSTIFICATIVA:
Atualmentemuitas são as discussões acerca de um pensar filosófico a partir das ideias e acontecimentos da obra de Deleuze para a educação. Surgem novas questões referentes à educação, como a necessidade de reaprendermos a pensá-la a partir de referencias diferentes, não mais de uma única, objetificadora, mas de novas possibilidades, novas diferenças e principalmente, de novos acontecimentos.
Este projetotem o intuito de compreender ou questionar sobre a necessidade de reaprendermos a pensar a educação, evidenciando a importância da contribuição de Deleuze com as questões relacionadas à temática da educação, mesmo que as ideias, os conceitos ou as posições dele não se colocam diretamente as questões com as quais lidamos, mas podem nos fazer pensar a partir de nossos próprios problemas....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pensar o ensinar e aprender com deleuze educador
  • Aprender a ensinar, ensinar a aprender
  • Aprender é ensinar
  • Ensinar para aprender
  • Ensinar e Aprender
  • Ensinar e aprender
  • Ensinar e Aprender
  • ENSINAR E APRENDER

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!