Pensar e conhecer

Páginas: 16 (3805 palavras) Publicado: 16 de fevereiro de 2015
Pensar e conhecer

A capacidade de pensar

O ser humano é o único animal do planeta capaz de pensar sobre o mundo que o cerca. Foi a capacidade de pensar, interligada a outros atributos específicos da nossa espécie, que nos possibilitou sermos o que hoje somos. Em outras palavras: a evolução da espécie humana está totalmente ligada à sua capacidade de pensar, pois foi assim que o homem crioumecanismos de sobrevi­vência e adaptação ao meio no qual ele vivia, conseguindo fazer uma coisa que nenhum outro animal foi capaz de fa­zer: interferir sobre a natureza e adequá-la às suas necessi­dades. Perceba a importância do pensamento.
A atividade de pensar, ou seja, a capacidade de refletir sobre as coisas que nos cercam, é aquilo que chamamos de razão. Quem nunca ouviu a expressão: “Ohomem é um ani­mal racional”? E é aqui que entra a filosofia. Refletir sobre o sentido da vida, os seus valores e como viver de forma feliz e correta, entre outras coisas, é o ofício da filosofia. Veja que “filosofar” e “pensar” são duas atividades inseparáveis. Entretanto, a prática filosófica busca conhecer e compreen­der o mundo que nos cerca; isso implica um pensamento organizado e voltado para oconhecimento. Portanto, nem sempre quando pensamos sobre alguma coisa estamos ne­cessariamente filosofando. Não é tão simples assim. Para filosofar, é preciso ter interesse em conhecer.
Aliás, conhecer sempre foi mais uma necessidade do que um desafio para o homem. Desde o início das primeiras civilizações humanas, somos obrigados a superar o desco­nhecimento por meio de uma série de maneiras,como a observação, por exemplo. Ao observar os pássaros bicando frutos, o homem descobria alimento sem correr o risco de morrer envenenado. Sendo assim, podemos definir o ato de conhecer como relação que se estabelece entre o sujeito que conhece e o objeto a ser conhecido, como também o resultado desse ato.

As formas de conhecimento

Mas será que o conhecimento obtido pela prática filosó­ficaé a única forma de se conhecer as coisas? A resposta é não. Existem outras maneiras de se conhecer o mundo que nos cerca. Vejamos algumas delas, além da filosófica.
O conhecimento mitológico: foi a primeira tentativa de explicação do mundo feita pelo homem, ainda que de uma maneira fantasiosa. Os mitos são carregados de imagi­nação e crença, o que nos leva a concluir que não passam por umasistematização do conhecimento. A questão da crença, inclusive, aproxima o mito da religião (crença sistematizada na garantia sobrenatural de salvação e técnicas destinadas a obter e conservar essa garantia). O mito é uma representação coletiva, transmitida através de várias gerações e que relata uma explicação do mundo. Trata-se de uma maneira de a sociedade explicar os fenômenos que a cercam, assimcomo uma tentativa de explicar a si próprio. A filosofia surgiu na Grécia como um esforço de superar o conhecimento mítico.
O conhecimento pelo senso comum: trata-se de um conhecimento espontâneo resultante das experiências vivenciadas pelos seres humanos no cotidiano da sua existên­cia, isto é, no seu dia a dia. Por não ser um conhecimento adquirido de maneira mais sistematizada, um dos grandesproblemas que podem ser gerados pelo senso comum é o preconceito em geral. Não respeitar as minorias e desprezar uma pessoa pela cor da sua pele, por exemplo, são resultados do desconhecimento e da falta de informação mais ela­borada. Já o chamado bom senso, que é mais estruturado e crítico, pode ser considerado uma primeira superação do senso comum.
“Senso comum: compreensão de mundo que é fruto decrenças e tradições, das quais nos aproximamos por meio dos sentidos, da memória, dos hábitos, dos desejos, da imaginação, da razão. Pelo senso comum, fazemos julgamentos, estabelecemos projetos de vida, adquirimos convicções e confiança para agir.” (ARANHA, M. L. A., MARTINS, M. H. P. Temas de filosofia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2005, p. 144.)
O conhecimento pela arte: toda obra de arte...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conhecer
  • O que é conhecer
  • Conhecer
  • pensar
  • Eu pensar
  • A pensar
  • PARA PENSAR
  • o pensar!

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!