peneumunia

650 palavras 3 páginas
ANO LECTIVO 2004/05

ANATOMIA PATOLÓGICA GERAL - BIOPATOLOGIA

AULAS PRÁTICAS

PNEUMONIAS

As pneumonias são processos inflamatórios pulmonares, geralmente agudos e mais frequentemente de etiologia bacteriana, que afectam os brônquios e sobretudo as vias aéreas distais incluindo bronquíolos respiratórios e alvéolos.
O parênquima pulmonar está constantemente exposto à agressão de agentes infecciosos, quer através do ar que inalamos, quer pela flora bacteriana da nasofaringe que é regularmente aspirada durante o sono. Apesar de todas estas agressões, o parênquima pulmonar mantém-se estéril ou, pelo menos quase estéril graças à eficácia de vários mecanismos de defesa, quer imunológicos quer não imunológicos.
Quando os mecanismos de defesa “falham” ou quando o agente é demasiadamente agressivo, surge o quadro infeccioso – pneumonia (lesão como consequência da agressão).
As pneumonias podem ser classificadas de acordo com a sua patogénese, epidemiologia, distribuição anatómica, apresentação clínica ou microorganismos implicados.
Em termos de distribuição anatómica no parênquima pulmonar as pneumonias podem ser subdivididas em pneumonia lobar e broncopneumonia.
A primeira situação caracteriza-se por envolvimento de um lobo pulmonar pelo infiltrado inflamatório, geralmente com extensão à pleura. Evoluem, regra geral, em 4 fases que morfologicamente se traduzem por “congestão”, “hepatização rubra”, “hepatização cinzenta” e “fase de resolução”.
As broncopneumonias caracterizam-se por um processo inflamatório centrilobular, com envolvimento dos bronquíolos respiratórios e extensão a ductos e espaços alveolares adjacentes.
As chamadas pneumonias da comunidade são de etiologia bacteriana e têm um início abrupto da sintomatologia (febre, mal-estar, dor torácica e tosse com expectoração muco-purulenta). O agente infeccioso é, na maior parte dos casos, o streptococcus pneumoniae.
Pneumonias nasocomiais são infecções pulmonares adquiridas no

Relacionados