Pendulo simples

Páginas: 2 (484 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2012
INTRO
Para a correta interpretação dos dados experimentais obtidos é necessário calcular a média dos valores obtidos e a variabilidade desses valores para que se determine o erro-padrão. Odesvio-padrão indica quanto os valores estão concentrados em torno da média. Dessa forma, quanto maior o valor do desvio-padrão, maior a variabilidade dos dados experimentais obtidos.
OBJETIVO:Determinar experimentalmente o valor da aceleração da gravidade.

MATERIAIS:
- Haste; barbante; corpos com massas de 250g, 500g e? Cronômetro, Fita Métrica.
PROCEDIMENTOS:
O barbante foi amarrado aosuporte, e a outra extremidade do fio amarrada ao objeto, na sequência, com o auxílio da fita métrica foi medido o comprimento L do fio desde o suporte até o baricentro do objeto.
O objeto foi colocadoem oscilação tomando cuidado para não ultrapassar o ângulo de abertura de 20º, uma vez que este ângulo deve ser muito pequeno ao ponto de ser desprezível na oscilação.
Mediu-se o tempo decorrido de10 oscilações e determinou-se o período de uma oscilação (T) dividindo-se o tempo total decorrido após 10 oscilações por 10.
T= (tempo decorrido após 10 oscilações)/10
Este processo foi repetidocinco vezes, sendo cada uma das vezes com um comprimento de fio distinto, sendo o comprimento, respectivamente, A, B, C, D, E. Para cada comprimento de fio, o período foi medido duas vezes a fim deminimizar erros.
Por fim, foi escolhido um comprimento mediano igual a C e o procedimento foi repetido com este comprimento de fio e 3 (três) objetos com pesos distintos, Xg, Yg e Zg. Os períodosforam anotados para cálculos posteriores e estão dispostos na tabela1.
A fim de determinar o experimentalmente o valor da aceleração da gravidade, os seguintes cálculos foram efetuados:
ACRESCENTAR ASFÓRMULAS


RESULTADOS
A tabela mostra o tempo gasto por 10 oscilações com a linha nos cinco comprimentos diferentes e as medidas em duplicata, e sua média aritmética obtida em X realizações do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pendulo simples
  • Pendulo Simples
  • Pendulo Simples
  • Pendulo Simples
  • Pendulo simples
  • Pêndulo simples
  • O Pêndulo Simples
  • Pendulo simples

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!