Pendulo Simples

Páginas: 3 (577 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2014

PENDULO SIMPLES

Claudio Reis, Darlan S. Santos
Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR
Avenida Luis Eduardo Magalhães, 1305 – CEP 45028-440 – Vitória da Conquista, BA.



Resumo. Estedocumento apresenta de forma objetiva os cálculos de oscilações de um pendulo simples da experiência realizada no laboratório provando todas as formulas e a relação com o pendulo e o calculo dagravidade.
Palavras-chave: Pêndulo, oscilação, Gravidade.

1. INTRODUÇÃO

O pêndulo simples é um tipo de oscilador que em certas condições pode ser considerado como um oscilador harmônico simples. Omesmo é composto de um corpo suspenso através de um fio de massa desprezível, e ele é posto a oscilar em torno de sua posição de equilíbrio. Assim, quando ele é sujeito a uma oscilação, suas forçassempre terão resultados relacionados à força da gravidade. Neste trabalho serão relatadas as oscilações feitas de um pêndulo simples em laboratório.

2 METODOLOGIA


Nessa experiência realizadaem laboratório, foi utilizado um pêndulo simples no qual foi realizado cinquenta oscilações com dois comprimentos diferentes (sendo dez de cada ângulo) para que seja analisada a relação entre ocomprimento escolhido e o período da oscilação e, seja calculada também a força gravitacional do sistema em questão.


2.1 Equipamentos Utilizados

Foi utilizado um pêndulo simples, um cronômetro, umarégua.

2.2 Descrição do Experimento

O experimento foi realizado da seguinte maneira: mede-se o comprimento do pêndulo simples (no caso desse experimento foram utilizados 20,3cm e 30cm) e com omesmo inclinado abandona-se e conta dez oscilações completas marcando o tempo pra que sejam realizadas essas oscilações. Esse procedimento foi repetido por cinco vezes em cada ângulo pra que assimseja calculada a média de cada oscilação. Feito isso, deve ser realizados todos os cálculos de frequência, período e gravidade, para que seja feita uma análise gráfica do sistema.

2.3 Equações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pendulo simples
  • Pendulo Simples
  • Pendulo Simples
  • Pendulo simples
  • Pêndulo simples
  • O Pêndulo Simples
  • Pendulo simples
  • Pêndulo simples.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!