Pedipaper percurso de barco

563 palavras 3 páginas
1

Percurso de barco
Perguntas:
“A Ria de Aveiro estende-se, pelo interior, paralelamente ao mar, numa distância de 47 km e com uma largura máxima de 11 km, no sentido Este-Oeste, desde Ovar até Mira. A Ria é o resultado do recuo do mar, com a formação de cordões litorais que, a partir do séc. XVI, formaram uma laguna que constitui um dos mais importantes e belos acidentes hidrográficos da costa portuguesa. Abarca 11 000 hectares, dos quais 6 000 estão permanentemente alagados, desdobra-se em quatro importantes canais ramificados em esteiros que circundam um sem número de ilhas e ilhotes. Nela desaguam o Vouga, o Antuã e o
Boco, tendo como única comunicação com o mar um canal que corta o cordão litoral entre a Barra e S.
Jacinto, permitindo o acesso ao Porto de Aveiro, de embarcações de grande calado. Rica em peixes e aves aquáticas, possui grandes planos de água locais de eleição para a prática de todos os desportos náuticos. Ainda que tenha vindo a perder, de ano para ano, a importância que já teve na economia aveirense, a produção de sal, utilizando técnicas milenares, é, ainda, uma das actividades tradicionais mais características de Aveiro. Muito especialmente no Norte da Ria, os barcos moliceiros, embarcações únicas e de linhas perfeitas, ostentando polícromos e ingénuos painéis decorativos continuam a apanhar o moliço fertilizante de eleição, bem dentro dos mais exigentes e actuais parâmetros ecológicos, que transformou solos estéreis de areia em ubérrimos terrenos agrícolas.”

Qual o nome do tipo de embarcação utilizada neste passeio?
______________________________________________________________________________________________

Durante o passeio de barco serão avistadas diversas pontes. Algumas delas são apenas pedonais, outras não. Sobre quantas pontes pedonais passa o barco?
______________________________________________________________________________________________

2
Quantas chaminés monumentais, em tijolo pequeno,

Relacionados