pedagogo

Páginas: 10 (2400 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Pedagogo é um profissional da Pedagogia, capaz de atuar em espaços escolares e em não-escolares, no ensino de pessoas em diferentes fases de desenvolvimento.
 A palavra grega Paidagogos é formada pela palavra paidós (criança) e agogos (condutor). Portanto, pedagogo significa condutor de crianças,aquele que ajuda a conduzir o ensino. Este era o trabalho do escravo, que era encarregado também dedar formação (Paidéia) intelectual e cultural. Assim sendo a pedagogia está ligada ao ato de condução do saber. E até hoje a preocupação da pedagogia é encontrar formas de levar o indivíduo ao conhBrasil
Ramos Peddagógicos[editar | editar código-fonte]
O pedagogo social ou socioeducador, que atua junto a organizações sociocomunitárias ou socioassistenciais, é reconhecido como Trabalhador daAssistência Social conforme a resolução 17/2011 pelo Cnas - na área de gestão e operacional. O pedagogo social ou socioeducador cuida da socialização do sujeito, em situações normalizadas ou especiais. Implica o conhecimento e a ação sobre os seres humanos, em atividades como crianças abandonadas, orientação profissional e atenção aos direitos da terceira idade. Em uma ação interdisciplinar, osocioeducador também participa constantemente na formulação de planos, construção, avaliação e monitoramento de projetos individuais e coletivos.
O pedagogo hospitalar atende às necessidades educacionais de criança hospitalizada. Requer trabalho dos processos afetivos de construção cognitiva. Envolve atividades como promover a qualidade de vida de crianças hospitalizadas, propiciar uma rotina próxima aoperíodo antes da internação e acesso à educação.3
O pedagogo multimeios, área em franco crescimento e que requer o trabalho formativo-educativa de pessoas para o ensino e aprendizagem da informática, das tecnologias, das mídias em geral.
O pedagogo cultural ou arteeducador que dá oportunidade ao acesso a educação em arte propiciando o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepçãoestética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana, levando o educando a protagonizar o desenvolvimento de sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas.
Há ainda espaços não-escolares para a atuaçãoprofissional do pedagogo na área de educação para o transito, para a saúde, ambiental ou para o meio-ambiente, educação fiscal, educação cívica e política, desportiva, para e pelo trabalho, etc.
Habilitações[editar | editar código-fonte]
Converteu-se no professor generalista das Séries Iniciais do Ensino Fundamental e nos educadores não docentes que atuam na administração escolar, mas com formação empedagogia. O pedagogo atua na promoção da aprendizagem das pessoas nas diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo.4 5
A sua função é planejar, executar, coordenar, acompanhar e avaliar tarefas próprias do setor da Educação como a docência do ensino infantil e fundamental, coordenação pedagógica, orientação educacional e gestão e, ainda,acompanhar e avaliar projetos e experiências educativas em ambientes como empresariais, ongs, sindicatos, movimentos sociais, hospitais e outros.
Curso Profissional[editar | editar código-fonte]
O curso de Pedagogo nasce como bacharelado, na Faculdade Nacional de Filosofia na Universidade do Brasil, numa “Seção de Pedagogia”, servindo de modelo para os cursos ofertados por outras IES. O bacharelado emPedagogia tinha a duração de três anos, com o objetivo de formar “técnicos em educação”. Entre as reformas do regime militar, a reordenação do ensino superior, decorrente da Lei 5.540/68, teve como consequência a modificação do currículo do curso de Pedagogia, fracionando-o em habilitações técnicas, para formação de especialistas, e orientando-o tendencialmente não apenas para a formação do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pedagogo
  • Pedagogo
  • O pedagogo
  • O pedagogo
  • pedagogo
  • Pedagogo
  • pedagogo
  • pedagógo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!