trabalho

Páginas: 15 (3726 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
WEB AULA 1
Unidade 1 
 
Gestão de Custos no Setor Público
 
Olá, sejam todos bem-vindos ao 3º semestre do curso de Tecnologia em Gestão Pública pelo sistema de ensino a distância.
Neste semestre vamos estudar Gestão, que a cada dia adquire a centralidade no âmbito das organizações modernas. A discussão sobre a gestão pública no Brasil é muito relevante, na medida em que apresentaespecificidades tais como: processos fortemente regulados pelo governo, indicações políticas dos principais dirigentes, atendimento a um amplo grupo de interesses, processos muito variados em diferentes áreas, em que podemos destacar: as áreas de saúde, educação, agricultura, desenvolvimento, ciência e tecnologia, entre outras.
 
ORIGEM E EVOLUÇÃO DOS CUSTOS
 
Já é de costume considerar o Frei LucaPacioli como o pai da contabilidade, escritor de obras importantes, como "Tratactus de Computis et Scripturis" (Contabilidade por Partidas Dobradas), publicado em 1494, enfatizando que à teoria contábil do débito e do crédito corresponde a teoria dos números positivos e negativos. Mas quanto à origem, a contabilidade surgiu da necessidade de o homem acompanhar e controlar a evolução de seupatrimônio. Dessa forma, a contabilidade faz parte da evolução e do desenvolvimento do próprio ser humano e da sociedade (O CONTADOR..., 2014).

A contabilidade, de acordo com Iudícibus (2000), é tão antiga quanto a origem do homem pensante. Alguns historiadores destacam que o homem abandonou sua vida nômade e começou a ter posses e controlá-las. Neste momento se fez necessária a existência de umaferramenta que o auxiliasse nesta árdua tarefa de controle patrimonial. Nos primórdios o controle era feito de forma bem simples, em tábuas de argila com marcação em ossos.
Os primeiros sinais da existência [de contas] é de aproximadamente 4000 anos a.C., entretanto, talvez antes disto o homem primitivo, ao [inventariar] o número de instrumentos de caça e pesca disponíveis, ao contar seus rebanhos, aocontar suas ânforas de bebidas, já estava praticando uma forma rudimentar de contabilidade. Notamos que desde as épocas mais antigas os homens buscam se organizar para [controlar seus pertences]. (IUDÍCIBUS, 2000, p. 19)                               
 
Escambos
 
Com a evolução da humanidade, tiveram início as trocas de bens ou mercadorias, ou seja, escambos, entre as pessoas. Essas trocasforam evoluindo e surgiram os comerciantes, que passaram a fazer suas negociações em diversas regiões, porém, já com a mentalidade voltada para a obtenção do lucro através das vendas, não pensando somente em permutar mercadorias.

 
Até então os modelos de empresas da época eram basicamente voltados para a agropecuária, o comércio e a fabricação de produtos de forma artesanal, mas com o passar dosanos temos o surgimento de outros modelos de empresas, aquelas voltadas para o ramo industrial. Agora estamos no século XVIII, período em que acontece a Revolução Industrial, que trouxe consigo um desafio à contabilidade, que era definir quanto custou o produto que fora produzido.
 
 
Origem da Contabilidade de Custos
 
Nesse momento, diferentemente das atividades voltadas para o comércio eo agronegócio, o custo do produto não estava restrito apenas ao gasto com a matéria-prima, mas se referia também a outros gastos que foram necessários para a elaboração do produto, onde podemos destacar a mão de obra, a energia elétrica, materiais secundários, dentre outros.
Nesta oportunidade surge então a contabilidade de custos, como uma forma de solucionar esse problema de determinação docusto dos produtos produzidos. Assim, a grande finalidade para a contabilidade de custos era determinar o custo dos produtos que eram produzidos nas fábricas. Contudo, com a evolução da contabilidade de custos, esta passou a ser útil não somente fornecendo o custo do produto, mas tornou-se uma ferramenta essencial na gestão empresarial, sendo esta uma das principais fornecedoras de informação para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO DE TRABALHO
  • Trabalho de Trabalho
  • trabalho para trabalho
  • trabalho de trabalho
  • Trabalho é trabalho
  • Trabalhos de trabalhos
  • TRABALHOS E MAIS TRABALHOS
  • Trabalho Trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!