Pedagogo

Páginas: 2 (477 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Desde sua origem, o pedagogo é aquele que ensina, que sabe empregar a pedagogia. Espera-se que saiba como ensinar e como mobilizar as diferentes áreas do conhecimento, para fazer educação comqualidade. Deve ser capaz de responsabilizar-se, com o professor, pelo pleno desenvolvimento das potencialidades do educando, conforme determina a legislação vigente. Seu objeto de ação é o desempenhodocente, do ponto de vista das competências básicas do professor, na operacionalização do projeto político-pedagógico da escola. 
Cabe ao pedagogo exercer a liderança do sistema educacional, sejana gestão do ensino, na supervisão ou na coordenação pedagógica. Para isso, ele precisa sair da faculdade capaz de efetivar o trabalho coletivo na escola, sabendo promover a integração dascompetências de todos, contribuindo para o crescimento e a profissionalização dos educadores, despertando, em cada profissional, o desejo de atuar de forma diferente, conferindo-lhe ânimo para romper com arotina cansativa que apaga a alegria de aprender da maioria dos alunos, construindo uma equipe de trabalho eficiente e uma escola.
Bem assessorado pela liderança de um bom pedagogo, o professorinova com criatividade e segurança, sem se sentir sozinho na construção da própria competência pessoal e profissional. Pode contar sempre com a parceria de alguém capaz e disponível. 
ConformeLibâneo, podemos elucidar que:


O Pedagogo é o profissional que atua em várias instâncias da prática educativa, direta ou indireta ligadas a organização e aos processos de transmissão e assimilaçãoativa de sabores e modos de ação, tendo em vista objetivos de formação humana definidos em sua contextualização histórica. (2002, p.68)



Realmente competente, o pedagogo só tem tempo para oque é essencial em seu campo de atuação. Ele deve procurar executar a essencialidade com muito esmero, dando atenção aos detalhes, garantindo o sucesso em tudo na primeira investida, evitando o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pedagogo
  • Pedagogo
  • O pedagogo
  • O pedagogo
  • pedagogo
  • Pedagogo
  • pedagogo
  • pedagógo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!