acne vulgar

Páginas: 5 (1106 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
1 INTRODUÇÃO
A acne é uma doença de pele, causado por vários fatores; alimentação, medicamentos, fatores hormonais, e mal uso de maquiagens.
Não está relacionado somente em adolescente, mas também na fase adulta do ser humano.
Boa alimentação, higiene bem feita, pode ajudar a combater essa doença, em outros casos há a necessidade de medicamentos e intervenção medica e estética.


2DESENVOLVIMENTO
A acne é uma dermatose da pele, que causa espinhas, cistos e cravos, ocorre quando os orifícios minúsculos da superfície da pele, os poros, ficam obstruídos. É uma doença dermatológica bastante associada à produção dos hormônios sexuais masculinos, ela afeta as glândulas pilos sebáceas que passam a produzir em maior quantidade secreções de gordura, não conseguindo ultrapassar a aberturasdo poro formando os comedões. O acumulo dessas substancias favorece a infecções por bactérias.
A acne tem sua maior freqüência na adolescência, mas também ocorre em qualquer idade, até mesmo em bebês.
As alterações hormonais é uma das grandes causas de acne, mas também podem ser por uso de produtos oleosos, cosméticos para cabelos, por medicamentos, níveis altos de umidade e suor, máalimentação e uso continuo de produtos industrializados, e ricos em açúcar refinado pode contribuir para o aparecimento das acnes. E geneticamente pode atingir varias pessoas da mesma família.
De acordo com os diferentes tipos e gravidade das lesões, a acne vulgar pode ser classificada em:
Acne grau I (comedônica): comedões abertos e fechados sem sinais inflamatórios;
Acne grau II (pápulo-pustulosa):comedões, pápulas vermelhas e inflamadas e pústulas (espinhas) com pus;
Acne grau III (nódulo-cística): aparecimento de cistos, ou seja, de lesões mais profundas, inflamadas e dolorosas;
Acne grau IV (conglobata): nódulos, abcessos e cistos purulentos, muito inflamados e intercomunicantes. Essa forma da doença pode conferir ao portador aspecto desfigurante;
Acne grau V (fulminans): forma rara queprovoca queda do estado geral do paciente e exige internação hospitalar. (VARELLA, Drauzio, em http://drauziovarella.com.br/letras/a/acne-vulgar/).
Alguns cuidados podem ser tomados para que não haja com freqüência o aparecimento das acnes, como: limpar a pele com sabonete neutro, retirar toda a maquiagem; lavar os cabelos diariamente caso sejam oleoso e não deixar que fiquem no rosto; diminuiro consumo de produtos industrializado; diminuir o consumo de alimentos açucarados; controle do stress; evitar exposição solar por muito tempo e procurar ajuda psicológica quando o portador de acne tem um prejuízo na sua autoestima.
Quando já estão presente, evitar apertar ou espremer, pois pode causar infecções e cicatrizes na pele; evitar o uso de cosméticos oleosos; evitar uso de faixasapertadas e bonés.
Em quase todos os casos de acne podem ser controlados, o tratamento podem ser tópico, com uso de produtos contendo peróxido de benzoíla, ácido retinóico e seus derivados, antibióticos e ácidos salicílico, loções adstringentes e esfoliantes.
Uso de medicamentos orais em casos mais agravantes, visando à desobstrução dos folículos e o controle de proliferação bacteriana e daoleosidade. Limpeza de pele tem ação importante para o esvaziamento de lesões não inflamatórias (cravos), evitando a sua transformação em espinhas; Peelings químicos apresenta grandes resultados no tratamento da acne, além do clareamento das manchas, causada pela mesma e melhoramento da textura da pele; Laser, através de um aquecimento intenso na região, as glândulas diminuem sua atividade de secretar seboa superfície da pele, melhorando a seborréia e conseqüentemente a acne e devido esse aquecimento, promove a formação de um novo colágeno, levando uma melhora nas cicatrizes provocada pelas acne; Argiloterapia tem um poder anti-flamatório, anti-fugicida, desintoxicante e cicatriza as lesões; drenagem linfática manual, neutraliza os efeitos dos métodos de extração; cauterizador, acelera a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Acne vulgar
  • Acne Vulgar
  • Acne vulgar
  • ACNE VULGAR
  • Acne Vulgar
  • acne vulgar
  • Caso clínico de Acne Vulgar
  • O ALTA FREQUÊNCIA EM INDIVÍDUOS COM ACNE VULGAR

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!