Pedagogia

Páginas: 5 (1027 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2014
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO: alguns exemplos
 
INTRODUÇÃO
 
Alguns dos instrumentos de avaliação que podem ser utilizados citam-se a seguir:
Listas de verificação
Grelhas de observação
Escalas de classificação
Questionários na sala de aula
Testes (teóricos, práticos e teórico-práticos)
PortifóliosRegistros de incidentes críticos
Entrevistas
Estes instrumentos podem ser usados peloprofessor ou pelos alunos facilitando assim formas de auto e hetero-avaliação. Quando utilizados pelos alunos podem alterar de forma positiva as suas atitudes verificando-se que, por iniciativa própria, eles corrigem ou alteram os seus comportamentos.
 
Listas de Verificação:
 
As listas de verificação destinam-se a registrar a presença ou ausência de um comportamento ou de um resultado deaprendizagem. Podem ser utilizadas por professores, mas também por alunos, para registrar comportamentos individuais ou de um grupo. O seu preenchimento é simples, sendo, por isso, um instrumento de fácil aplicação e objetivo a nível da observação.
Grelhas de Observação:
 
As grelhas permitem registrar a frequência dos comportamentos e observar a progressão dos mesmos. Devido às dificuldades deutilização deste instrumento é conveniente definir previamente o grupo de alunos a observar e selecionar apenas os comportamentos que ainda não são, mas pretendemos que venham a ser, típicos de uma turma.
Como têm normalmente de ser registradas em simultâneo com o que está a ser observado, uma das melhores formas que os professores encontraram para ultrapassar as dificuldades inerentes a estasimultaneidade tem sido o recurso à auto-avaliação, o que não quer dizer que assim seja sempre.
Escalas de Classificação:
 
As escalas de classificação integram um conjunto de características ou qualidades, distribuídas por níveis, que se pretendem avaliar. Dos vários tipos de escalas, numéricas, gráficas e gráficas descritivas, estas últimas são as mais indicadas em educação porque os vários níveisaparecem explicitados por frases claras e concisas. Permitem, além disso, o esclarecimento de certas opções do observador no espaço reservado aos comentários.
Questionários na sala de aula:
Um questionário é uma lista organizada de perguntas que visa obter informações de natureza muito diversa tais como interesses, motivações, atitudes ou opiniões das pessoas. Permitem recolher informação de umelevado número de alunos, de forma rápida e podem até servir de instrumento diagnóstico.
 
Exemplos:
Os questionários podem ser usados para obter informação acerca de hábitos de estudo, da compreensão da utilização de determinado material/equipamento ou do tempo despendido num determinado desempenho ou tarefa. No entanto, também podem ser usados para obter registros acerca do que os alunosfizeram (ou fariam) numa dada situação.
Testes:
Os testes não são o instrumento privilegiado da avaliação dos alunos e, como todos os instrumentos de avaliação usados na sala de aula, a sua utilização só faz sentido se estiverem alinhados com o currículo, ou seja, com aquilo que se pretende que os alunos aprendam. Assim, os testes não podem ser o único meio de proceder à avaliação da aprendizagem,uma vez que o currículo dos ensino básico e secundário inclui não só a aquisição de conhecimentos mas também o desenvolvimento de capacidades e a promoção de atitudes e valores. Por outro lado, este tipo de instrumento de avaliação visa o desempenho máximo dos alunos e não o comportamento típico, sobretudo, quando contém exclusivamente itens de verdadeiro/falso, de escolha múltipla, decompletamento, associação, ordenação e de resposta curta. Um teste objetivo como este, promove a memorização, limita-se, por vezes, a determinar o conhecimento inerte existente na memória a curto prazo e não avalia as capacidades de pensar criticamente e de raciocinar eficazmente, ou seja, não estimula a aprendizagem significativa.
 
Portifólio:
 
Um portifólio de evidências de aprendizagens é uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!