pedagogia

Páginas: 7 (1521 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
O que motiva as pessoas é saber porquê estão fazendo determinada ação e como ela agrega valor ao seu próprio desenvolvimento e aos objetivos do setor e da empresa. Assim, qualquer tarefa, mesmo as de rotina, pode ser vivenciadas de uma maneira empolgante ou de uma maneira tolerável. Para isso elas precisam:
a) Fazer sentido.   É importante deixar claro, constantemente, a racionalidade e opropósito por atrás de tarefas fáceis ou chatas;
b) Considerar o tempo disponível e a sequencia. Toda tarefa precisa ter começo, meio e fim coerentes com o tempo disponível para cada etapa. Clareza sobre prazos de conclusão que são baseados nas habilidades dos trabalhadores;
c) Considerar prioridades.   As tarefas são planejadas diariamente baseadas na necessidade;
d) Proporcionar enriquecimentopessoal.   Esta é uma combinação que tem lugar quando a pessoa vê sua tarefa como um desafio.   Ela se sente bem fazendo a tarefa designada e fica orgulhosa de seu desempenho.
O líder pode encorajar esse
processo continuamente fornecendo feedback de correção ou de reforço.
Como seres sociais, os humanos precisam de um ambiente social que os reconheça e lhes dê “calor social”. Os seres humanostambém precisam de um ambiente social para continuamente testar suas capacidades sociais e de modo a permanecerem sociáveis.
Toda tarefa, mesmo as de rotina, pode ser vivenciada de uma maneira empolgante, ou pelo menos tolerável se o trabalho com os colegas é cooperativo, motivador e desafiador; Se o trabalho com o líder é motivador e desafiador; e também se o líder é aceito como um exemplo.   Aspessoas, naturalmente, apreciam ser lideradas por um profissional que se valoriza, tem controle de si, e é considerado uma pessoa bem sucedida, na vida pessoal, social e no trabalho.
O líder deve assegurar que a comunicação aberta, respeitosa e amigável seja permanente. 
A forma como ele organiza a área sob sua responsabilidade, como lida com as situações positivas ou negativas no cotidiano, com osucesso ou o fracasso, constitui um exemplo para a sua equipe e da o tom para as relações interpessoais no grupo.
Portanto, a conduta do líder é a principal referencia para a m otivação das pessoas que trabalham com ele. A teoria da motivação humana de Maslow é baseada na hierarquia das necessidades humanas básicas, fundamentou-se na premissa de que as pessoas trabalham a fim de atendernecessidades básicas que, à medida que forem sendo satisfeitas, não provocam motivação para novos esforços. Assim, as organizações precisam descobrir novos incentivos para assegurar uma permanente motivação de suas pessoas. Conforme Bergamini (1997a):
[...] baseando-se nas suas observações como psicólogo clínico, propõe duas premissas básicas a respeito do comportamento motivacional. Em primeiro lugar,supõe que as pessoas desempenhem o papel característico de seres que perseguem a satisfação dos seus desejos, estando principalmente motivadas em atendê-los. Numa segunda etapa, acredita que, quando essas necessidades não possam ser satisfeitas, geram estados interiores de tensão que levam o indivíduo a comportar-se numa tentativa de reduzir tal tensão e recuperar, assim, o equilíbrio perdido. Uma vezsatisfeita determinada carência ou necessidades, ela perde seu potencial enquanto força motivadora de comportamento.
BERGAMINI (1997a)
A teoria de Maslow foi abordada por Morgan (1996) que observando esta teoria, comprovou ser ela extremamente atrativa no ambiente da administração, uma vez que ofereceu a possibilidade de motivar empregados através de necessidades de “nível mais alto” sem sepagar a eles mais dinheiro. Morgan (1996) exemplificou o repertório de meios sugerido por Maslow, mostrando como as organizações podem satisfazer os diferentes níveis de necessidades através de ações que envolvem segurança e condições agradáveis de trabalho, seguro-doença, segurança no emprego, organização do trabalho de modo a permitir a interação com os colegas, criação de cargos que permitam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!