Pedagogia

Páginas: 9 (2010 palavras) Publicado: 25 de abril de 2011
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
DIRETORIA ACADÊMICA
CURSO DE PEDAGOGIA

PRODUÇÃO DE APRENDIZAGEM
UTA DE LINGUA PORTUGUESA

Dienifer Lopes de Mesquita RU 559597
Tutor (a): Carla Machado
Centro Associado: Caxias do Sul

CAXIAS DO SUL 2011

1- INTRODUÇÃO

O Menino maluquinho é o livro escolhido pelogrupo para desenvolver este trabalho, articulando todas as disciplinas da UTA de Língua Portuguesa.
A obra escolhida retrata os momentos mais marcantes da vida de todas as crianças. Conta a história de um menino, falando sobre o seu relacionamento com os pais, com os avós, com a escola e a turma. O menino não percebe o tempo passar e por causa de suas maluquicesé chamado de “Maluquinho” por todas as pessoas que o conhecem.Um dia, quanto o tempo passou, ele percebeu que já era adulto, concluindo que foi uma criança muito feliz.
Por ser um texto que retrata todas as passagens da vida das crianças, o trabalho desenvolvido com ele é ideal para a primeira série, já que pode ser usado em muitas atividades e se relacionadiretamente com a realidade das crianças.
Os objetivos do trabalho com o texto “O menino Maluquinho”, visam mostrar como é possível utilizar uma obra literária infantil para desenvolver nas crianças as habilidades de ouvir , falar , ler e escrever. Também descrevem de que maneira essas habilidades podem ser desenvolvidas articulando-as com a literatura, a alfabetizaçãoe a produção de texto. Nesse sentido, são relatas as possíveis articulações, bem como atividades que podem ser desenvolvidas em turmas de alfabetização, considerando as linguagens oral e escrita.

2- O ENSINO DAS QUATRO HABIIDADES DA LÍNGUA NA PERSPECTIVA DA LITERATURA INFANTIL

Um bom professor deve ensinar seus alunos a tomarem o gosto pela leitura. E nada melhor que os livros infanto –juvenis. Fazer com que a criança perceba que é possível “viajar” para dentro do texto, que solte a sua imaginação, como se fosse o próprio personagem. A leitura diária de livros infantis despertará na criança o exercício da mente, a criatividade e ela passa a ter a possibilidade de produzir seus próprios textos, sejam eles verbais ou não. Ambos de total importância para o aprendizado, para aalfabetização.
A comunicação possui quatro habilidades fundamentais: ler, ouvir, escrever e falar. A partir disso, é que surge a possibilidade de articulação entre a produção de textos, a alfabetização, a língua portuguesa e a literatura infantil.
Assim, o professor precisa desde a educação infantil e nas séries iniciais, trabalhar essas competências, proporcionar situações para que seusalunos possam utilizar as quatro habilidades e culminar com a produção textual.
Na aprendizagem da alfabetização as habilidades devem estar engajadas para que se possa transformar os pequenos cidadãos em futuros e bons leitores. Para isso, é necessário além dos conteúdos da língua portuguesa como gramática, ortografia, sintaxe e outros, desenvolver a produção de texto utilizando livrosde literatura infantil. O aluno aprende escrevendo textos, lendo seus próprios textos e também os corrigindo.
A escolha do livro Menino Maluquinho favorece o despertar pelo gosto da leitura, uma vez que retrata a vida de um menino e, portanto os alunos sentem a empatia com as situações vivenciadas por ele. O professor nesse contexto poderá articular as quatro habilidades da seguinteforma:

Ouvir: O Professor ao ler precisará encontrar maneiras que prendam a atenção dos alunos, tais como: a entonação da voz, gestos e atitudes que façam com que seus alunos se concentrem em escutar. Após, deverá indagar para que os alunos pensem e reflitam sobre o que ouviram.


Falar: Neste caso o professor deverá incentivar o aluno a contar sua versão da história,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!