PEDAGOGIA INTERACIONAL NA EDUCA O INFANTIL

Páginas: 10 (2462 palavras) Publicado: 26 de agosto de 2015
UMA PEDAGOGIA INTERACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Este tema “Uma Pedagogia Interacional na Educação Infantil” trata-se da interação professor-aluno, valorizando a afetividade que envolve as duas partes.
VYGOTSKY, afirma que “Desde os primeiros dias de desenvolvimento da criança, suas atividades adquirem um significado próprio num sistema de comportamento social. O caminho do objeto até acriança e da criança até o objeto passa através de outra pessoa, ou seja, um mediador. Essa estrutura humana é resultado de um processo de desenvolvimento profundamente enraizado nas ligações entre história individual e história social”.
A partir dessa ideia é possível pensarmos que a história social de um individuo se dá através da interação que ele tem com outras pessoas e o ambiente que orodeia.
Na educação infantil essa relação se estabelece entre professor-criança, que a partir desse pressuposto que a interação com parceiros constituem o indivíduo dentro de sua cultura, ou seja, leva a criança a dominar formas de agir, pensar e sentir.
É exatamente neste ponto que a pedagogia exerce um papel extremamente importante, por que durante esse desenvolvimento de construir suaidentidade a criança vê o professor como figura principal, pois essa interação de afeto e confiança da criança pelo professor, não leva apenas a construção de conhecimentos e habilidades, mas a partir dessa interação o sujeito criança começa a definir o que gosta, o que quer, assim, definindo sua personalidade para desde cedo começar a construir sua identidade pessoal.
Estabelecer essa relação não éuma tarefa fácil, conhecer o mundo do aluno é o elemento mais importante para uma boa relação, é o caminho para que ocorra a verdadeira mediação do conhecimento que o professor realiza.
Analisando o contexto geral da pedagogia interacional, fica evidente que ela se torna parte fundamental para o sucesso da criança.
Por isso, é importante que o educador expresse seu interesse pelo crescimentodos alunos, respeitando suas individualidades e proporcionando um ambiente agradável para que a aprendizagem aconteça.
“A escola precisa ser pensada como preparação para a vida”, então o bom desempenho do professor é indispensável nessa construção, ou seja, o professor tem que tomar muito cuidado com sua postura, por exemplo:
Muitas vezes se observam expressões do professor dirigidas àscrianças como: “Já está bom, deixe como estar (desestimulando o aperfeiçoamento)”;
“quem mandou ser bobo” (ensinando a moral de esperteza);
“se você não comer, não falo mais com você” (usando o afeto como forma de controle).
Faz-se necessária muita cautela para se dirigir as crianças, pois palavras de gestos podem marca-las para o resto da vida.
Considerando a criança um sujeito ativo noprocesso de aprendizagem, para mediar o conhecimento o professor pode explorar o próprio espaço físico da creche ou escola, sua mobília, equipamentos, os materiais e principalmente a maneira de se relacionar com a criança.
Na pedagogia interacional o professor tem a responsabilidade de fazer com que seus alunos consigam trabalharem e pensarem juntos, mas para que isto ocorra é preciso que o professorplaneje sua aula, que propicie situações de conversas, brincadeiras, incentive e apoie seus alunos para que haja troca de experiências, mas sem se esquecer de que cada um tem suas características próprias. É necessário que este professor forneça elementos afetivos e de linguagem para que as crianças possam conviver em grupos, mas ao mesmo tempo garantindo sua individualidade.
Para Piaget“É necessário que o professor deixe de ser um mero conferencista e estimule a pesquisa e o esforço, em vez de se contentar com a transmissão de soluções já prontas”, segundo ele a criança não é um robô, que apenas retêm as informações, tal como elas são apresentadas, mas sim um sujeito que interpreta o que a escola se propõe a ensinar. Isso é, toda criança constrói seu conhecimento intermediado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • UMA PEDAGOGIA INTERACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • A EDUCA O PSICOMOTORA NA EDUCA O INFANTIL
  • Educa O Infantil
  • educa;'ao infantil
  • Educa O Infantil
  • EDUCA O E PEDAGOGIA
  • educa o infantil
  • A educa o infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!