Pdcv

Páginas: 12 (2912 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Introdução

Todos Sabem dá importância quem tem as crianças para a construção da nossa sociedade. Com o presente trabalho de observação, podemos de uma forma ampla e clara, relacionar algumas das características expostas em sala de aula com relação ao Desenvolvimento Humano.
Visamos aqui, o estudo e a observação de crianças na faixa etária de 0 a 2 anos de idade, partindo de estudos feitosem sala de aula e pesquisas elaboradas em diversos livros. Uma de nossas referencias durante toda a observação, foi os estudos feito por Jean Piaget (1896-1980), que demonstrou que as crianças nesta idade (0 a 6 anos) tem dificuldades em apercebe-se da natureza reversível das situações.

Diante disso podemos afirmar que, a criança não é um adulto em miniatura, pois a compreensão da criança équalitativamente deficiente da do adulto. As estruturas mentais no período pré-operatório são estruturas Livres e atualmente imaginativas.
Tal como acontecia no estádio sensório Motor são evidentes neste período alguns atributos do estádio seguinte, porém estas novas características são muito frágeis (algumas partes do trabalho deixará evidente o que foi exposto nessa breve introdução).
Essasobservações nos leva a ver, que a criança é um ser dotado de identidade e singularidade, possuindo desejos, afetos e desafetos, descobertos e vivenciados durante seu processo de Crescimento e Desenvolvimento (Cognitivo psicossocial e afetivo). Esta Vivencia e os sentimentos por ela gerados, passam a fazer parte da criança tornando-a diferente das demais pessoas com quem se relaciona. Desta forma aCriança torna-se um ser único, singular, com sua própria maneira de ser criança no mundo.









Questões de Ordem Prática: Observação

Observação Criança 1:
Ambiente Residencial
A criança observada é um menino com apenas sete meses, está em casa com sua mãe, e foi observado durante 30 minutos.
Durante o período de observação o bebe chorou diversas vezes, hora com fome e querendo mamare em outros momentos porque estava sujo e queria também um pouco de colo, nos momentos de descontração com a mãe a criança sorria o tempo todo respondendo aos estímulos da mãe, era uma relação profunda e intensa com muita troca de olhar e certa insegurança quando a mãe se distanciou e eu o peguei no colo por alguns momentos, pude perceber que ele se mexia bastante, virando a cabeça e se jogandopara trás, quando o levantei foi nítido o esforço em suas perninhas querendo ficar de pé e fazendo movimento repetitivos com os pés, me olhava com curiosidade diferente do olhar que tinha com a mãe, o olhar dá mãe representava certo apego seguro e confortável, quando ele passou ao meu colo senti um pouco de desconforto e até mesmo certa resistência querendo se desvencilhar das minhas mãos, porém emalguns minutos fazendo algumas brincadeiras e caretas para ele, consegui uma aproximação e de repente ele soltava várias gargalhadas típicas de bebês nessa faixa etária. Balançando ele um pouquinho após a troca de fralda e mamada, não demorou muito e seus olhinhos já estavam dando sinal de cansaço e logo ele dormiu.

Observação Criança 2:
Ambiente Residencial
Foi observada durante 30 minutosuma criança do sexo feminino, em sua residência, a criança tem um ano e sete meses.
Durante o período de observação pude constatar que a criança não teve um comportamento espontâneo durante os primeiros minutos, estranhando a minha presença, ela se sentiu tímida e curiosa, porém logo esqueceu que eu era uma estranha e fazia várias graças pra chamar minha atenção, essa menina caminhava rapidamenteentre os brinquedos, afoita em me mostrar seus joguinhos de montar, fazia biquinho quando recebia uma negativa por parte da mãe e chorava pra chamar sua atenção e exigir a participação na brincadeira. Tinha certa facilidade em encontrar seus brinquedos, porém não conseguia encaixa-los com precisão, afina ainda está em desenvolvimento do seu senso motor.
Mudava de brincadeira rapidamente,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pdcv
  • PDCV
  • PDCV
  • Pdcv
  • pdcv
  • Pdcv
  • Pdcv
  • Pdcv

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!