Pdcv

Páginas: 7 (1638 palavras) Publicado: 20 de maio de 2014
1. INTRODUÇÃO

O tema abordado nesse trabalho leva em consideração os modelos pedagógicos e epistemológicos que são as abordagens tradicionais, comportamentalista e humanista, relacionando ambos os modelos com o livro de Rubem Alves “Pinóquio as Avessas”.
No livro encontramos imensas criticas a abordagem tradicional que não considera as características próprias de cada aluno e leva emconsideração apenas o professor no centro e o aluno como um objeto.
Nosso objetivo é mostrar como a abordagem diretiva inibe a criatividade e espontaneidade do aluno. Sendo assim o aluno não terá espaço para questionamentos ou pensamento próprio ele será apenas um recipiente onde o professor depositará somente seu conhecimento e não haverá uma troca produtiva.
Contudo, iremos mostrar no decorrer dotrabalho que o modelo ideal seria a abordagem Humanista levando o aluno a ser “arquiteto de si mesmo” autotransformador e transformador do mundo.










2. ABORDAGEM TRADICIONAL

A primeira abordagem a ser retratada e relacionada ao livro “Pinóquio às Avessas” será a Tradicional.
Foi possível notar que a escola em que o menino Felipe freqüentava utilizava-se do método de ensinodiretivo, no qual o professor é o único transmissor de conhecimento. O aluno é apenas o receptor em branco que deverá ser preenchido com as informações passadas pelo professor, com base epistemológica empírica, dando enfoque apenas no resultado e não nos processos de aprendizado.
Iremos mencionar aqui trechos do livro, e análises próprias em relação à Abordagem Tradicional.
É relevante citar que,desde pequenos qualquer fato pode ter um significado singular na vida de cada individuo, tanto dos pais, quanto dos filhos, começando por histórias que são lidas por nossos pais e até mesmo a simples perguntas que fazemos ao mundo e nos fazemos até hoje. E a partir do momento em que ingressamos na vida escolar, muitos fatos vividos anteriormente por nós, passam a ter uma nova significação, comopor exemplo, no caso de Felipe e seus pais.
Antes mesmo de nascer, os pais já planejam o futuro de seus filhos, ignorando o fato da subjetividade que pertence tão somente aos filhos. Como podemos ver na citação abaixo:
“Seu pai e sua mãe logo começaram a fazer planos para o seu futuro. Os pais sempre fazem planos para o futuro dos filhos. Sonhavam que Felipe seria muito inteligente, muito bomaluno, tiraria notas boas na escola, passaria no vestibular, entraria na universidade e seria, quem sabe, um cirurgião famoso, ou um grande cientista, ou um bem-sucedido administrador de empresas.”
Conforme o tempo passou, Felipe ingressou na escola, porém, muito curioso que era, fazia diversas perguntas aos professores, pois os seus pais não sabiam responder. Frustrou-se, pois a escola tinha umaementa programada, e não podiam fugir daquilo que deveria ser passado, ignorando as diversas perguntas que o pequeno menino tinha dentro de si mesmo sobre o mundo: “Porque o céu é azul e não amarelo?” “Por que a água, quando ferve, amolece a cenoura e endurece o ovo?”
Então a professora sugeriu em uma dessas perguntas que o aluno pensasse apenas no conteúdo específico de cada aula, pois é assim queo programa manda, valorizando apenas o externo do aluno, os aspectos cognitivos e intelectuais, deixando de lado os aspectos vivenciais e emocionais do individuo. Podemos notar também, uma característica marcante da Abordagem Tradicional, que seria a supervalorização das notas, no caso da ênfase que eles atribuem aos resultados finais, nas provas que resultam nos diplomas.
Outro fator que deveser levado em conta, é como tratam o conhecimento do individuo, demonstrando a capacidade de armazenamento de informações, valorizando a quantidade de informações captadas, e não a qualidade delas adquiridas. A escola seria o único lugar, em que o conhecimento poderia ser transmitido e desenvolvido, e teria um papel de ajustamento social, criando assim um conflito, no caso da reprodução de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pdcv
  • Pdcv
  • PDCV
  • PDCV
  • Pdcv
  • pdcv
  • Pdcv
  • Pdcv

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!