PAXTON, A anatomia do fascismo, Cap 8

Páginas: 4 (874 palavras) Publicado: 10 de junho de 2014
Resenha de PAXTON, Robert O. A anatomia do fascismo. Capítulo 8 (p.335-361)

Paxton propõe uma questão no início do capítulo – o que é fascismo? –. Ele relembra os cinco estágios do fascismomostrados no primeiro capítulo de seu livro. Alguns autores crêem que os movimentos iniciais constituem-se no fascismo puro, enquanto que regimes fascistas são corrupções, entretanto tiveram maisimpacto que os movimentos por terem em mãos o poder de guerra e de morte. Para Paxton, o fascismo no poder consiste num composto, um amálgama poderoso dos ingredientes distintos, mas combináveis doconservadorismo, do nacional-socialismo e da direita radical, unidos por inimigos em comum e pela mesma paixão pela regeneração, energização e purificação da nação, qualquer que seja o preço a ser pago emtermos das instituições livres e do estado de direito.
O autor analisa também o caráter obsessivo dos fascistas como um objeto de estudo da psicanálise, objeto esse (Hitler e Mussolini) encontra-seinacessível. Os psicanalistas partem do pressuposto que se alguns fascistas eram de fato loucos, como seu público os adorava e de como eles conseguem exercer suas funções eficazmente por tanto tempo.
AAlemanha em inícios da década de 30 encontrava-se profundamente polarizada. Os clubes alemães, desde o canto coral até os seguros funerários, estavam segregados em redes separadas de socialistas enão-socialistas, o que facilitou a exclusão dos socialistas e a encampação dos demais pelos nazistas.
Há uma corrente de pensamento que vê o fascismo como uma ditadura desenvolvimentista, estabelecidacom o propósito de acelerar o crescimento industrial pela poupança forçada e pela arregimentação da força de trabalho, porém o que Hitler queria era submeter a economia para fazê-la servir a finspolíticos.
Paxton faz uma comparação entre o regime nazista de Hitler e o regime de Stalin. Em ambos os regimes, a lei estava subordinada aos imperativos mais altos da raça ou da classe. Concentrar o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PAXTON, Robert. “Capítulo 1: Introdução”. In: A Anatomia do Fascismo. São Paulo: Paz e Terra, 2007.
  • CAP 8
  • Lista Proposta Cap 8
  • cap 8 trabalho
  • Resumo Do Cap Tulo 8
  • Resumo cap 8 avaliação
  • Cap 8 Interfaces
  • Resumo lakatos cap.8

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!