patypow

1827 palavras 8 páginas
AULA 06 – DISTINÇÕES
EMPREENDEDOR

BÁSICAS

DA

AÇÃO

PARA

O

Todo e qualquer resultado que obtenhamos na nossa vida, seja no trabalho ou no âmbito pessoal, é consequência das ações que realizamos. Por sua vez, toda ação realizada é feita por um observador. A ação tem como efeito alterar o que é possível. A ação se realiza porque temos a expectativa de que algo novo aconteça. Fazer uma ligação, enviar uma Mensagem, fazer um projeto, qualquer coisa que fazemos altera a realidade e faz com que outras coisas se tornem possíveis. Inclusive, não atuar pode ser uma ação que estamos realizando, mas com o mesmo interesse de provocar uma mudança. Nas ocasiões em que as mudanças esperadas não acontecem apesar de nossas ações, costumamos dizer que “não fizemos nada”.
Dizemos que o atuar é o princípio ativo de nosso “ vir-a-ser”. Por um lado, nós atuamos conforme somos, ou seja, o ser precede à ação. Isto significa que se eu observo as ações de uma pessoa, poderei conhecê-la.

Mas, por outro lado, também somos conforme atuamos, ou seja, mais precisamente, a ação gera o ser. Se mudarmos nossas ações, estaremos influindo no processo de geração de nosso ser, transformando-o; se mudo

meus hábitos alimentícios e me alimento melhor e sou cuidadoso na preparação dos alimentos, necessariamente vou adquirir novas distinções, e isso me fará diferente; se realizar esta disciplina desenvolvendo um rigoroso processo de aprendizagem, então vou me tornar especialista. A ação é um caminho para mudar o observador que somos.

NOÇÃO DE PESSOA
A noção de pessoa considera com igual importância tanto o tipo de observador que somos quanto as nossas ações. Somos pessoas tanto pelos pensamentos e emoções quanto pelas ações que realizamos.
Poderíamos pensar em alguém que só é o que pensa? Ou, de outra forma, poderia conhecer você sem conhecer sua maneira de pensar, de sentir e de atuar? Somos o observador que somos, somado às ações que realizamos.

Isto

Relacionados