cultura organizacional

Páginas: 9 (2218 palavras) Publicado: 15 de dezembro de 2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
INSTITUTO DE CIENCIAS SOCIAIS EDUCAÇÃO E ZOOTECNIA – ICSEZ
CURSO DE ADMISTRAÇÃO

















Fichamento do artigo Cultura Organizacional e Liderança: uma relação possível?, de autoria de Leilianne M. da Silva e outros autores
























Parintins - AM
2013
MARNEY OLIVEIRA
RAFAEL BRUNO CARDOSOWILLIAM LIMA




















Trabalho solicitado pelo Professor Adelson para obtenção de nota parcial da disciplina de Antropologia, do Curso de Administração.






















Parintins - AM
2013
DA SILVA, Leilianne M.; KISHORE, Angeli; REIS, Germano Glufke; BAPTISTA, Luciene Lopes; MEDEIROS, Carlos Alberto Freire. Cultura Organizacional eLiderança: Uma Relação Possível? In: Anais do XXXIII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração - ANPAD. São Paulo, 2009.

No artigo Cultura Organizacional e Liderança: Uma Relação Possível?, as discussões se concentram nas relações entre a cultura organizacional e a liderança desempenhada pelos gestores, no contexto de 37 restaurantes de uma capital brasileira. Em suainvestida, os autores abordam os conceitos de cultura organizacional, optando pelo conceito de cultura como variável. Também dão atenção aos conceitos de liderança transformacional e transacional e às relações entre cultura organizacional e liderança.

“O estudo sobre cultura tem sido um campo frutífero para a compreensão dos fenômenos organizacionais, sobretudo, no ambiente moderno, com a ampliação dacompetitividade entre as empresas e com a emergência de processos complexos, como os de mudança organizacional, internacionalização, fusões e aquisições, sucessão, entre outros” (SORENSEN, 2002; SCHULZ, 2001 apud DA SILVA at al,. 2009, p. 1).
“De maneira análoga, o tema liderança também tem merecido destaque no contexto dos estudos organizacionais [...]. Mais especificamente, o conceito deliderança transformacional-transacional, utilizado neste estudo, tem sido objeto de diferentes pesquisas, muitas das quais relacionando-o a questões como qualidade de produtos e serviços” (DA SILVA at al,. 2009, p. 1).
No caso do líder, os autores explicam que este passa a se ocupar da criação, manutenção ou mudança dos tipos particulares de cultura, realizando a sua gestão. Mas este mesmo líder tambémé moldado pela cultura organizacional, que influencia especialmente seu pensamento, sentimento e respostas.
“O estudo sobre cultura organizacional está fundamentado em paradigmas oriundos da antropologia, da sociologia, da psicologia e das ciências políticas. Segundo Allaire e Firsitu (1984), a revisão das influências pode ser agrupada em dois blocos. O primeiro percebe a cultura organizacionalcomo um sistema sócio-cultural, partindo da ideia de que os componentes sociais e estruturais estão completamente integrados à dimensão simbólica e ideológica da organização” (DA SILVA at al,. 2009, p. 2).
“O segundo bloco percebe a cultura organizacional como um sistema de ideias, em que ela não apresenta meramente uma rede de padrões de comportamento, mas um conjunto de mecanismos de controlepara modelar tais comportamentos” (DA SILVA at al,. 2009, p. 1).
Os autores ressaltam que Smircich (1983) também resumiu os enfoques da cultura organizacional em duas categorias. “Na primeira, considera-se a cultura organizacional como uma variável, uma ferramenta que pode ser utilizada para aplicar estratégias e canalizar o rumo das empresas com mais efetividade. Na segunda categoria, a cultura écompreendida como uma metáfora, o resultado de uma construção social da realidade” (p. 2).
“O autor” [Schein (1992)] “caracteriza a cultura organizacional em três níveis: a) artefatos, entendidos como estruturas e processos organizacionais visíveis; b) valores, que são as estratégias, objetivos e filosofias; e c) pressupostos, que se referem às crenças, percepções e pensamentos, muitas vezes,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cultura organizacional
  • Cultura organizacional
  • Cultura organizacional
  • Cultura organizacional
  • Cultura organizacional
  • Cultura organizacional
  • Cultura organizacional
  • CULTURA ORGANIZACIONAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!