Patrimônio

Páginas: 5 (1120 palavras) Publicado: 16 de abril de 2014
















Identificação




Colégio Luzia Silva
Aluno: Marilton Filho
Série: 7°ano
Turma: C
Professora:





Patremónio Mundial

Património  ou Patrimônio Mundial da Humanidade, é um local (como uma floresta, montanha, lago, ilha, deserto, monumento, construção, complexo ou cidade) definido pela UNESCO, uma agência das Nações Unidas (ONU), como deimportância cultural ou física especial para o mundo. A lista é mantida pelo Programa do Patrimônio Mundial, que é administrado pelo Comitê, composto por 21 países-membros eleitos.
O programa cataloga, nomeia e conserva locais de excepcional importância cultural ou natural para o patrimônio comum da humanidade. Sob certas condições, os lugares listados podem obter fundos do Fundo do PatrimônioMundial. O programa foi fundado pela Convenção sobre a Proteção do Patrimônio Cultural e Natural, que foi adotada pela Conferência Geral da UNESCO em 16 de novembro de 1972. Desde então, 190 países ratificaram a convenção, tornando-se um dos mais respeitados de instrumentos internacionais. Somente Bahamas, Liechtenstein, Nauru, Somália, Sudão do Sul, Timor leste e Tuvalu não são parte do tratado.
Em2013, 981 locais estavam listados: 759 culturais, 193 naturais e 29 mistos, em 160 países A Itália é o país com o maior número de Sítios do Patrimônio Mundial, com 49 locais, seguida por China (45), Espanha (44), França e Alemanha (ambos com 38). A UNESCO lista cada Patrimônio Mundial com um número de identificação, mas novas inscrições incluem frequentemente os locais anteriores agora listadoscomo parte de descrições maiores. Como resultado, os números de identificação excedem 1200, embora haja menos locais na lista.










Patrimônio

O patrimônio, palavra que vem do latim patri ("pai") e monium ("recebido"), historicamente estava ligada ao de herança.
Assim o patrimônio é o conjunto de bens e direitos pertencente a uma pessoa ou um conjunto depessoas, física ou jurídica.
Em contabilidade, de acordo com a sua dimensão jurídica, o patrimônio ou património de uma empresa são os bens, direitos,investimentos e obrigações que uma empresa possui. O termo também se aplica, com o mesmo sentido, para as pessoas naturais.
Activo (A) = Bens + Direitos.
Passivo(P) = Obrigações
A - P = compassivo próprio ou patrimônio líquido
O patrimônio como objetocientífico da contabilidade, foi proposto pelos seguidores das correntes científicas do Patrimonial ismo e do Neopatrimonialismo.
Em Direito, seguindo lição de M. N. Chalhub: "Patrimônio é o conjunto de direito subjetivo sobre determinada coisa com valor pecuniário". O patrimônio constitui uma universalidade e é indivisível, não podendo ser desmembrado. Não se admite pluralidade de patrimônios namesma pessoa, e isso porque, fundamentalmente, se fosse facultado a cada sujeito, a seu exclusivo critério, separar bens do patrimônio e com eles formar massas patrimoniais separadas, que não possam ser visadas pelos seus credores em geral, seria possível desfalcar impunemente seu patrimônio, tornando-se incontrolável a fraude contra credores ou a fraude de execução. Em Direito, "bem" é por vezes umsinônimo de "patrimônio". O inventário seria o primeiro procedimento jurídico para se levantar o patrimônio de uma pessoa (o segundo seria o Balanço Patrimonial). Neste sentido, Patrimônio é aquilo que nos foi deixado por alguém que pertence a alguém, uma herança.
Portanto, pode se afirmar que existem vários sentidos para o termo "patrimônio": pode ser o conjunto de bens, direitos e obrigaçõesde uma entidade; pode ser o conjunto de bens de uma entidade; ou pode ser o conjunto de bens de uma coletividade, como no caso de patrimônio arquitectónico, patrimônio, etc.



Patrimônio Histórico

Definição

Patrimônio Histórico pode ser definido como um bem material, natural ou imóvel que possui significado e importância artística, cultural, religiosa, documental ou estética...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Patrimonio
  • patrimonio
  • PATRIMONIO
  • Patrimonio
  • Patrimônio
  • Patrimônio
  • Patrimonio
  • Patrimonio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!