Patologias existentes no edificio principal da universdidade politecnica em maputo

Páginas: 11 (2716 palavras) Publicado: 24 de abril de 2014
ABSTRACTO

Autor: Shaida Omar Nuro
Grau Académico: Licenciatura em Engenharia Civil
Título: Proposta de mitigação das patologias existentes noedifício principal da
Universidade Politécnica em Maputo
Universidade: A Politécnica
Faculdade: Engenharia Civil
Supervisor da proposta: Prof. Doutor Eng. João Ruas, Ph.D
Data: 15 de Abril de 2014Palavras chave: Patologias, tratamento de patologias,
fissuras

O bom funcionamento de qualquer estrutura de construção civil, visando a prevenção de patologias, passa pela arte de bem construir, pois algumas patologias são causadas na fase de projecto e ainda na fase de execução das obras pela não observância de aspectos como técnicas de contrução, tipo de materiais decontrução a empregar de acordo com o ambiente do local, utilização da construção, entre outros.
Na realidade da indústria de construção em Moçambique, onde a fiscalização (em grande parte, infelizmente) não é rigorosa, é comum que muitos problemas surjam devido a aspectos de economia, por exemplo alguns gestores das obras optam por adequerir materiais diferentes dos previstos no projecto, porserem mais acessíveis em busca de mais lucro, compromentendo assim o desempenho total satisfatório da construção, causando desta forma grandes prejuízos em obras de reabilitação em muito curto espaço de tempo.
Com este trabalho pretende - se identificar, caracterizar e propôr tratamento para patologias existentes no edifício principal da Universidade Politécnica em Maputo, em estruturas de betãoarmado, em alvenarias, em pisos e em revestimentos.
Para tal, vai - se fazer um trabalho de investigação, incluindo um levantamento fotográfico das patologias, utilizando a metodologia fenomonológica de “estudo de caso” de carácter "exploratório”.













1. INTRODUÇÃO
Cada vez mais é frequente o aparecimento de estudos sobre as patologias em edifícios, pois é um tema deextrema importância, visto que em alguns casos pode comprometer a segurança, comodidade e estética dos edifícios.
Em construção civil, há vários tipos de patologias desde as que surgem na fase de execução duma obra como por exemplo por omissões e erros de projecto, outras surgem ao longo da utilização do edifício e desenvolvem - se as vezes por falta de manunteção, e ainda por outros factores comagressividade do ambiente entre outros.
Toda patologia estando relacionada com a falha no desempenho projectado manisfesta - se de alguma forma.
Ora vejamos, a patologia não devia ser foco de análise quando o desempenho do edifício for infatisfatório, pois existe um periodo pré - patogênico, o inicio de aparecimento das primeiras manisfestações, porém pela ausência das manifestações visíveis torna- se um processo dificil.
Claramente se observam as patologias existentes no edifício principal d' Politécnica, como fissuras, problemas de infiltração de água principalmente em dias chuvosos na zona da cave, entre outras.
Daí, o presente trabalho é uma proposta do trabalho de investigação a ser submetido sobre as patologias existentes no edifício principal da Universidade Politécnica emMaputo, como forma de mitigar futuros problemas que possam comprometer a estrutura no geral do edificío, relativamente a estabilidade e funcionalidade deste.










2. LEITURA BIBLIOGRÁFICA

Segundo a enciclopédia livre online, Wikipédia define patologia como:
"Patologia (derivado do grego pathos, sofrimento, doença, e logia, ciência, estudo) é o estudo das doenças em geral sob aspectosdeterminados, tanto na medicina quanto em outras áreas do conhecimento como matemática e engenharias, onde é conhecida como "Patologia das Edificações" e estuda as manifestações patológicas que podem vir a ocorrer em uma construção".

A durabilidade e funcionalidade de uma estrutura pode ser definida com a manunteção de sua utilidade (prevista no projecto).
De acordo com a norma brasileira...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • edificios de maputo
  • Patologias em edifícios
  • Monumentos e edificios historicos da cidade de maputo
  • LEVANTAMENTO DAS PATOLOGIAS EM UM EDIFICIO COMERCIAL
  • Patologia em Prédios e Edifícios
  • Patologia no edificio da euac
  • PRINCIPAIS IMPOSTOS EXISTENTES NO BRASIL
  • Principais Patologias que acomentem os idosos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!