Paternon

Páginas: 2 (455 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
Partenon

O Partenon ou Partenão foi um templo da deusa grega Atena, construído no século V a.C. na acrópole de Atenas. É o mais conhecido dos edifícios remanescentes da Grécia Antiga e foi ornadocom o melhor da arquitetura grega.

Altura: 14 m
Inauguração: 438 a.C.
Endereço: Akropolis, Athina 105 58, Grécia
Função: Templo
Estilos arquitetônicos: Arquitetura clássica, Ordem dóricaArquitetos: Fídias, Ictinos, Calícrates, Pheidias


. Suas esculturas decorativas são consideradas um dos pontos altos da arte grega1 .
O Partenon é um símbolo duradouro da Grécia e da democracia, e évisto como um dos maiores monumentos culturais da história da humanidade. O nome Partenon parece derivar da monumental estátua de Atena Partenos abrigada no salão leste da construção. Foi esculpida emmarfim e ouro por Fídias e seu epíteto parthenos
O Partenon foi construído para substituir um antigo templo destruído por uma invasão dos persas em 480 a.C.. Como muitos templos gregos, servia comotesouraria, onde se guardavam as reservas de moeda e metais preciosos da cidade e também da Liga de Delos, que se tornaria mais tarde o império ateniense. No século VI foi convertido numa igrejacristã dedicada à Virgem Maria e depois da conquista turca foi transformada numa mesquita2 .
Em 1687, um depósito de munição instalado pelos turcos explodiu após ser atingido por uma bala de canhãoveneziana, causando sérios danos ao edifício e a suas esculturas. No século XIX, o diplomata britânico Thomas Bruce, 7.° Conde de Elgin, removeu muitas das esculturas sobreviventes para a Inglaterra, hojeconhecidas como Mármores de Elgin e expostas no Museu Britânico, em Londres. Uma disputa polêmica pede o retorno dessas peças à Grécia.
O Partenon e outros edifícios da acrópole formam hoje um dosmais visitados sítios arqueológicos da Grécia e o Ministério da Cultura grego leva adiante um programa de restauração e reconstrução.

A FORÇA DA EVIDÊNCIA
A fachada do Páternon, com as suas oito...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • METOPAS DO PATERNON

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!